sábado, 21 de dezembro de 2013

Sexto dia da novena de natal: do sonho do homem... ao projeto de Deus

G: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

CANTO

L: Com a esperança, queremos iluminar os nossos sonhos estéreis com a "vela da disponibilidade ao projeto de Deus". Ajuda-nos, Senhor Jesus, a despertar-nos do sono que muitas vezes nos encontramos, tornando-nos assim dóceis à tua vontade e ao teu projeto de salvação. (se acende a vela)


G: Tu, Astro que nasce para iluminar o mundo.
T: Vem, Senhor Jesus! Vem rápido em nosso meio!
G: Tu, acolhido com fé pela Virgem Maria.
T: Vem, Senhor Jesus! Vem rápido em nosso meio!
G: Tu, guardado com carinho por José, homem justo.
T: Vem, Senhor Jesus! Vem rápido em nosso meio!

ORAÇÃO (todos):
Esperamos por Ti, Senhor Jesus! Esperamos pacientemente por tua chegada, por tua luz, por tua mensagem, por teu amor! Ajuda-nos a preparar o nosso coração para ti, e a reconhecer as luzes que chegam nos nossos cantos escuros. Senhor Jesus, queremos recebê-lo em nossos dias e com a tua ajuda seremos também nós os teus mensageiros para que aqueles que estão ao nosso redor possam reconhecer que tu és o broto de Deus que traz a esperança ao mundo. Amém.

ENTRE TANTAS PALAVRAS … A PALAVRA

Do Evangelho de São Mateus (1, 18-25)
Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.

REFLEXÃO
Devemos reconhecer que muitas vezes, na nossa vida cotidiana, somo um pouco preguiçosos. Em muitas situações preferimos manter a obstinação nos nossos projetos, não reconhecendo que o plano de Deus é mais surpreendente: feito para a nossa medida, e para o bem de todos.
Também José teve os seus sonhos. Mas, depois do sonho que revelou para ele o projeto de Deus, ele se levantou da cama e rapidamente "fez como o anjo lhe tinha ordenado". José  não perdeu tempo, confiou na palavra do anjo e o seu temor se transformou em um sereno colocar-se a disposição de Deus.

Breve silêncio

PAI NOSSO

ORAÇÃO CONCLUSIVA

G: Ó Deus nosso Pai, que fez de São José, homem justo, guardião do Cristo teu Filho e servo diligente do teu plano de salvação, faça que também nós possamos aderir humildemente o teu querer, para levar ao mundo os frutos de santidade e de paz. Por Cristo, nosso Senhor.
T: Amém.

Equipe de liturgia
Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus te ama incondicionalmente

Você já deve ter ouvido muitas vezes que Jesus te ama do jeito que você é. Ou talvez seja a primeira vez que você esteja lendo isso. Se você...