terça-feira, 28 de maio de 2013

Festa de Corpus Christi


A Festa de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É a festa onde adoramos e manifestamos nossa crença na Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como vocês sabem, nós católicos não celebramos a Eucaristia como uma representação. Nós realmente cremos que a hóstia se transforma no Corpo e o vinho no Sangue de Cristo. Nossos olhos veem pão e vinho, mas nossa alma vê o Senhor. E esse milagre acontece a cada momento em que uma missa é celebrada, no momento da Consagração Eucarística onde acontece a transubstanciação:  a transformação do Pão em Corpo e do Vinho em Sangue.

O Papa Bento XVI, na homilia da Santa Missa na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo em 2011, nos relembra da ligação dessa Festa com a Quinta-feira Santa: "A festa do Corpus Christi é inseparável da Quinta-Feira Santa, da Missa in Caena Domini, na qual se celebra solenemente a instituição da Eucaristia. Enquanto na tarde de Quinta-Feira Santa se revive o mistério de Cristo que se oferece a nós no pão partido e no vinho derramado, hoje, na celebração do Corpus Christi, este mesmo mistério é proposto à adoração e à meditação do Povo de Deus, e o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas estradas das cidades e das aldeias, para manifestar que Cristo ressuscitado caminha no meio de nós e nos guia para o Reino do céu." (http://www.vatican.va)

Gostaria que você leitor, pensasse nesse momento conosco o motivo que fez Jesus fazer-se presente vivo no pão e vinho. No meu coração não vem outro motivo além do grande amor que Jesus teve e tem por nós. Quando penso que tenho Ele dentro de mim a cada vez que comungo, sinto uma alegria imensa, e uma força incapaz de descrever tamanha transformação que Ele faz, e agradeço a Ele por esta forma que Jesus encontrou de ficar pertinho de nós, não existe melhor maneira de estar junto a Ele. E quando recordamos, quão bela foi a vivência dos apóstolos que estiveram na presença de Jesus - como humano, não podemos esquecer que eles tiveram que ter fé para acreditar que Ele era o Deus prometido, que viria vencer o pecado e a morte. Olhando para nós hoje, devemos acreditar que também nós, somos privilegiados por recebê-lo dentro na Comunhão, em Corpo e Sangue e precisamos ter a mesma fé que o apóstolos tiveram para colocar a base de nossa fé nesse milagre.

Lembramos aqui o grande milagre Eucarístico de Lanciano, ocorrido na cidade Italiana de Lanciano, no século VIII: o Padre, em um momento de dúvida, durante uma missa, viu a hóstia, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo. Um lindo milagre... Se voce ainda não conhece esse milagre, é um bom momento para pesquisar e conhecer mais.

Por isso, precisamos nos dedicar mais aos nossos momentos de Adoracao Eucarística. Rezar em casa é muito importante, mas rezar diante do Santíssimo Sacramento é um momento de muita graça.

A Eucaristia é tão importante na nossa fé que a Igreja fez dela um Sacramento: "A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã» (146). «Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa» (147)." (1324 - Catecismo da Igreja Católica)

E esse sacramento recebemos semanalmente aos domingos ou diariamente quando participamos da Santa Missa. Quanta graça! Por isso essa Festa vem nos motivar a adorá-lo e agradecer por todo amor que Ele tem por nós. Deixar-nos inundar pelo amor que vem do Seu coração , inclusive amá-lo por todos que não O amam.

Novamente podemos ver o relacionamento dos santos com a Santa Eucaristia: Santa Teresinha do Menino Jesus escreveu a famosa poesia: “Vem ao Meu coração Hóstia Branca que amo”. Vamos ver abaixo um trecho:

Na festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, 16 de Julho, Teresa recebe a Comunhão Eucarística na enfermaria. Maria da Eucaristia, sua prima, Com voz “alta e bela” canta a estrofe que Teresa tinha composto para este momento.

“Tu que conheces minha extrema pequenez
que não receias nunca abaixar-te até mim,
vem a meu coração, Hóstia branca que amo,
vem a meu coração que anseia só por ti!
Desejo demais que tua bondade me faça
Morrer de amor após este favor.
Escuta, meu Jesus, meu grito de ternura:
Vem ao meu coração”.


Portanto, durante a missa de Corpus Christi, busquemos abrir nossos corações e que isso gere um propósito de intensificarmos nossos momentos diante de Jesus Sacramentado.

Feliz Festa de Corpus Christi!

Diana Darre e Evandro Oliveira
Voluntários da Imaculada-Padre Kolbe

Para ouvir: Hóstia Branca (http://www.youtube.com/watch?v=V2MgqwBRGdw)

Para assitir: O Grande Milagre