NOVENA A SÃO MAXIMILIANO (Quinto dia)

PERCORRA O CAMINHO DA SANTIDADE

“São Maximiliano... um mestre, alguém que nos indicou a estrada”


Aproximando-nos de São Maximiliano Kolbe descobrimos que o seu desejo constante de santidade tem uma característica bem precisa: ser sempre mais perfeitamente da Imaculada para ser sempre mais perfeitamente de Deus! Este é o segredo que o conduziu ao seu objetivo, “ser santo e grande santo”, abrindo sempre mais as asas da sua vida rumo a plenitude do amor a Deus e aos irmãos. Tornou-se assim um verdadeiro profeta da civilização do amor, particularmente eloqüente para o nosso tempo.

ORAÇÃO INICIAL

Ó São Maximiliano, seguidor fidelíssimo do Pobrezinho de Assis, que inflamado de amor a Deus transcorreste a vida na prática assídua das virtudes heróicas e nas obras santas do apostolado, volta o teu olhar a nós, teus devotos, que confiamos na tua intercessão.
Tu que, irradiado da luz da Virgem Imaculada, atrais-te inúmeras pessoas aos ideais de santidade, chamando-as em diversas formas de apostolado para o triunfo do bem e da dilatação do Reino de Deus, obtenha a nós a luz e força para operar o bem e atrair muitas pessoas ao amor de Cristo.
Tu que, na perfeita conformidade ao divino Salvador, alcançaste alto grau de caridade para oferecer, em sublime sacrifício de amor, a tua vida para salvar a um irmão prisioneiro, suplique-nos do Senhor a graça que ardentemente te pedimos... (silêncio)
E, animados pelo mesmo ardor de caridade, possamos também nós com a fé e com obras testemunhar Cristo aos nossos irmãos, para alcançar contigo a beatificante possessão de Deus na luz da glória. Amém.

A HERANÇA KOLBIANA

D. Estamos reunidos para agradecer ao Senhor e a Virgem Imaculada pelo dom da vida e da santidade de São Maximiliano Kolbe. Com ele queremos aprender a ser reflexo do amor de Deus para testemunhar aos homens de hoje a caridade e a verdade do Evangelho.

Evangelho de Mateus 2, 15-19:

Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.

"... Caro filhinho, não te entristeças, não te angusties. A Imaculada sabe tudo e dirige tudo. Deixemo-nos, somente conduzir por Ela sempre mais perfeitamente e Ela mesma em nós e através de nós fará o máximo possível para salvar as almas, para conquistá-las para Si e, por seu intermédio ao Coração de Jesus. Com a ajuda da Imaculada podemos tudo!" (SK 609)

L.1 No que se refere à Consagração à Imaculada, temos em São Maximiliano Kolbe um mestre, alguém que indicou a estrada e deixou uma herança para dar continuidade, manter viva, aprofundar e atualizar. Ele nos confia a espiritualidade mariana, vivida como oferta de toda a vida a Maria, para que os homens do nosso tempo descubram nela o segredo da fidelidade a Deus e ao homem, como foi para ele, e o segredo do seguimento de Cristo até o martírio.

L.2 Das catequeses marianas do Papa João Paulo II

Maria nos precedeu no caminho da fé: crendo no anúncio do anjo, Ela acolhe primeiramente e de modo perfeito o mistério da encarnação (cf. Redemptoris Mater, 13). O seu itinerário de fé inicia-se ainda antes da notícia da maternidade divina e se desenvolve e aprofunda durante toda a sua experiência terrena. A sua fé é uma fé audaz que, na anunciação, crê no humanamente impossível e em Caná impulsiona Jesus a realizar o primeiro milagre, provocando a manifestação dos seus poderes messiânicos (cf. Jo 2,1-5). Maria educa os cristãos a viverem a fé como caminho comprometido e envolvido que, em todas as etapas e situações da vida, exige audácia e perseverança constante.
João Paulo II – 22 de novembro de 1995

ORAÇÃO FINAL

Ó São Maximiliano, escuta esta oração de louvor e de súplica que te dirigimos com confiante devoção. Honramos a santidade da tua vida, guiada por intrépida fé no mistério de Cristo, sustentada por uma firme esperança na potência da sua graça, animada de ardente caridade a Deus e ao próximo.
Concede-nos poder viver constantemente em fiel correspondência à dignidade humana e cristã.
Exaltamos a tua atividade apostólica, na qual te empenhaste com fervoroso zelo para educar o povo de Deus na fé em Cristo Senhor, e na veneração à Imaculada, Rainha do mundo e Mãe da Igreja, para o advento do Reino de Cristo entre os homens.
Admiramos o sacrifício heróico com o qual ofereceste a tua vida espontaneamente para salvar a vida de um irmão.
Concede-nos crer firmemente que a fé em Cristo Senhor é a única vitória que vence o mal, e de podermos operar com a coragem dos mártires para o triunfo da justiça, da caridade e da paz. Amém.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...
São  Maximiliano Maria kolbe... Rogai por nós
Salve Maria Imaculada.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas