segunda-feira, 13 de agosto de 2012

NOVENA A SÃO MAXIMILIANO (Nono dia)

PERCORRA O CAMINHO DA SANTIDADE

“São Maximiliano... um mestre, alguém que nos indicou a estrada”


Aproximando-nos de São Maximiliano Kolbe descobrimos que o seu desejo constante de santidade tem uma característica bem precisa: ser sempre mais perfeitamente da Imaculada para ser sempre mais perfeitamente de Deus! Este é o segredo que o conduziu ao seu objetivo, “ser santo e grande santo”, abrindo sempre mais as asas da sua vida rumo a plenitude do amor a Deus e aos irmãos. Tornou-se assim um verdadeiro profeta da civilização do amor, particularmente eloqüente para o nosso tempo.

ORAÇÃO INICIAL

Ó São Maximiliano, seguidor fidelíssimo do Pobrezinho de Assis, que inflamado de amor a Deus transcorreste a vida na prática assídua das virtudes heróicas e nas obras santas do apostolado, volta o teu olhar a nós, teus devotos, que confiamos na tua intercessão.
Tu que, irradiado da luz da Virgem Imaculada, atrais-te inúmeras pessoas aos ideais de santidade, chamando-as em diversas formas de apostolado para o triunfo do bem e da dilatação do Reino de Deus, obtenha a nós a luz e força para operar o bem e atrair muitas pessoas ao amor de Cristo.
Tu que, na perfeita conformidade ao divino Salvador, alcançaste alto grau de caridade para oferecer, em sublime sacrifício de amor, a tua vida para salvar a um irmão prisioneiro, suplique-nos do Senhor a graça que ardentemente te pedimos... (silêncio)
E, animados pelo mesmo ardor de caridade, possamos também nós com a fé e com obras testemunhar Cristo aos nossos irmãos, para alcançar contigo a beatificante possessão de Deus na luz da glória. Amém.

A DOAÇÃO TOTAL E SEM LIMITES

D. Estamos reunidos para agradecer ao Senhor e a Virgem Imaculada pelo dom da vida e da santidade de São Maximiliano Kolbe. Com ele queremos aprender a ser reflexo do amor de Deus para testemunhar aos homens de hoje a caridade e a verdade do Evangelho.

Evangelho de Lucas 2, 33 - 35:

“Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que se diziam de Jesus. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.”

“Em cada coisa, então, não esqueçamos de repetir com Jesus no Horto das oliveiras: ‘Seja feita não a minha, mas a tua vontade’ (Lc 22,42). E se, como acontece no Horto das Oliveiras, Deus achará oportuna não realizar o nosso pedido e enviar-nos um cálice para beber até a última gota, não esqueçamos que Jesus não somente ofereceu, mas depois ressuscitou gloriosamente. Recordemo-nos, além disso, que somos prometidos para a ressurreição também através do sofrimento. Assim, pois, confiemos ilimitadamente em Deus por meio da Imaculada.”

L.1 A consagração é oferta total, é doação sem limites, é oferta de vítima com finalidade apostólica, é disponibilidade em colaborar ativamente na missão de Maria, é entrega da própria existência a Ela, sem reter nada para si.
A Consagração à Imaculada, nessa intensidade, se apresenta como uma proposta imperativa e exigente, aparece como uma opção fundamental, requer uma resposta duradoura e, em definitivo, é abraçada como uma vocação, como uma forma de seguimento de Cristo.
Portanto, vamos nos consagrar a Nossa Senhora: Virgem Imaculada minha mãe Maria eu...

L.2 Das catequeses marianas do Papa João Paulo II

O papel de Maria na obra da salvação é totalmente dependente daquele de Cristo. (...) A importância da cooperação da mulher à vinda de Cristo é colocada em evidência na iniciativa de Deus que, através do anjo, comunica à Virgem de Nazaré o seu plano de salvação, a fim de que ela possa cooperar de modo consciente e livre, manifestando o próprio consentimento generoso. Realiza-se aqui o modelo maior da cooperação responsável da mulher à redenção do homem, que constitui a referência transcendente para cada afirmação sobre o papel e a função da mulher na história. (...) Em virtude da particular ligação com Maria, a mulher, no curso da história, muitas vezes representou a proximidade de Deus às expectativas de bondade e de ternura da humanidade ferida pelo ódio e pelo pecado, espalhando pelo mundo a semente de uma civilização que saiba responder à violência com amor.

ORAÇÃO FINAL

Ó São Maximiliano, escuta esta oração de louvor e de súplica que te dirigimos com confiante devoção. Honramos a santidade da tua vida, guiada por intrépida fé no mistério de Cristo, sustentada por uma firme esperança na potência da sua graça, animada de ardente caridade a Deus e ao próximo.
Concede-nos poder viver constantemente em fiel correspondência à dignidade humana e cristã.
Exaltamos a tua atividade apostólica, na qual te empenhaste com fervoroso zelo para educar o povo de Deus na fé em Cristo Senhor, e na veneração à Imaculada, Rainha do mundo e Mãe da Igreja, para o advento do Reino de Cristo entre os homens.
Admiramos o sacrifício heróico com o qual ofereceste a tua vida espontaneamente para salvar a vida de um irmão.
Concede-nos crer firmemente que a fé em Cristo Senhor é a única vitória que vence o mal, e de podermos operar com a coragem dos mártires para o triunfo da justiça, da caridade e da paz. Amém.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...
São  Maximiliano Maria kolbe... Rogai por nós
SAalve Maria Imaculada.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.