segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Segundo dia da novena de Padre Kolbe: surrado e humilhado

Em nome do Pai...

Canto

Introdução

Há uma extraordinária semelhança entre a oferta de si consumada por Cristo e a oferta de vida de São Maximiliano por um desconhecido companheiro de prisão no campo de concentração de Auschwitz. Contemplando as etapas da “paixão” de Maximiliano, queremos celebrar o amor de Deus pelo homem. Cada santo é, de fato, “louvor e glória da sua graça” (cf. Ef 1,6), porque no seu testamento se renova o mistério pascal de Cristo, a sua morte e a ressurreição.

2ª Etapa: surrado e humilhado

“Disse-lhe Jesus: É, então, para isso que vens aqui? Em seguida, adiantaram-se eles e lançaram mão em Jesus para prendê-lo” (Mt 26,50).

“Quando (o inspetor nazista) avistou Padre Kolbe com o hábito religioso, me pareceu que fosse ter um ataque; agarrou o crucifixo de Padre Kolbe e arrancando-o aos puxões gritava: “E você acredita nisto?”. Ao que Padre Kolbe, com a máxima calma respondeu: “Creio, e como!”. O alemão fica vermelho de raiva. Repetiu por três vezes a pergunta e por três vezes recebeu a mesma resposta e três vezes o esbofeteou. Não obstante a isso, Padre Kolbe permaneceu totalmente calmo.

Depois que o chefe nazista saiu, Padre Kolbe procurou acalmar-nos dizendo: “Isto é uma tolice, é tudo pela Mãezinha” (Gniadek).

“Entretanto, os homens que guardavam Jesus escarneciam dele e davam-lhe bofetadas.  Cobriam-lhe o rosto e diziam: Adivinha quem te bateu! (Lc 22,63-64).

Não tem maior amor do que este:
- dar a vida pelos próprios amigos.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...


Oremos

Ó Deus, que destes à Igreja e ao mundo São Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote e mártir, ardente de amor pela Virgem Imaculada, inteiramente dedicado à missão apostólica e ao serviço heróico do próximo, pela sua intercessão concede-nos, para a glória do vosso nome, empenharmo-nos sem reserva pelo bem da humanidade, para imitar na vida e na morte o Cristo teu Filho. Amém.

Novena em espanhol produzida pelas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, na Bolívia: http://www.goear.com/listen/65401c1/1-dia-novena-al-p-kolbe-misioneras-p-kolbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Páscoa interior

Santos Marcelino e Pedro, do início do século IV.       (© Pontificia commisionedi archeologia sacra) / Vatican News   Ressuscitar interiorm...