quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Quinto dia da novena de Padre Kolbe: eis o homem

Em nome do Pai...

Canto

Introdução:

Há uma extraordinária semelhança entre a oferta de si consumada por Cristo e a oferta de vida de São Maximiliano por um desconhecido companheiro de prisão no campo de concentração de Auschwitz. Contemplando as etapas da “paixão” de Maximiliano, queremos celebrar o amor de Deus pelo homem. Cada santo é, de fato, “louvor e glória da sua graça” (cf. Ef 1,6), porque no seu testamento se renova o mistério pascal de Cristo, a sua morte e a ressurreição.

5ª Etapa: “Eis o homem”

“Quando os pontífices e os guardas o viram, gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! Falou-lhes Pilatos: Tomai-o vós e crucificai-o, pois eu não acho nele culpa alguma” (Jo 19,6).

“Ouvi, por acaso, os SS que falavam entre eles sobre Kolbe. Estavam admirados pela sua coragem e com o seu comportamento. Um deles disse: ‘Aqui nunca tivemos um padre como aquele. Deve ser um homem muito excepcional em tudo’” (Borgowiec).

“O sacrifício de Padre Kolbe provocou uma grande impressão nas mentes dos prisioneiros, porque no campo não aconteciam manifestações de amor ao próximo; um prisioneiro refutava dar a um outro um pedaço de pão, e aqui aconteceu o caso de um ter ofertado a própria vida por um outro prisioneiro desconhecido a ele” (Stemler).

“O centurião que estava diante de Jesus, ao ver que ele tinha expirado assim, disse: Este homem era realmente o Filho de Deus!” (Mc 15,39).

Não tem maior amor do que este:
- dar a vida pelos próprios amigos.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...


Oremos:

Ó Deus, que destes à Igreja e ao mundo São Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote e mártir, ardente de amor pela Virgem Imaculada, inteiramente dedicado à missão apostólica e ao serviço heróico do próximo, pela sua intercessão concede-nos, para a glória do vosso nome, empenharmo-nos sem reserva pelo bem da humanidade, para imitar na vida e na morte o Cristo teu Filho. Amém.

Novena em espanhol produzida pelas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, na Bolívia: http://www.goear.com/listen/6aaa680/3-dia-novena-al-p-kolbe-misioneras-p-kolbe