Quarto dia da novena de Padre Kolbe: a oferta da vida

Em nome do Pai...

Canto

Introdução:

Há uma extraordinária semelhança entre a oferta de si consumada por Cristo e a oferta de vida de São Maximiliano por um desconhecido companheiro de prisão no campo de concentração de Auschwitz. Contemplando as etapas da “paixão” de Maximiliano, queremos celebrar o amor de Deus pelo homem. Cada santo é, de fato, “louvor e glória da sua graça” (cf. Ef 1,6), porque no seu testamento se renova o mistério pascal de Cristo, a sua morte e a ressurreição.

4ª Etapa: a oferta da vida

“Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas... Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai” (Jo 10, 14.15.18).

“Depois da escolha dos dez prisioneiros, Padre Maximiliano saiu da fila e tirando o boné se apresentou, em posição de sentido, diante do Comandante.  “Sou um sacerdote católico polonês; sou velho, quero tomar o lugar dele (indica Gajowniczek), pois ele tem mulher e filhos...”. O Comandante, surpreendido, pareceu que não conseguir encontrar a força para falar. Depois de um momento, com um aceno de mão, pronunciando a única palavra: “Fora!”, ordenou a Gajowniczek para voltar à fila deixada um momento antes. Desse modo Padre Maximiliano tomou o lugar do condenado” (Wlodarski).

“Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão” (cf. Mt 20,28).

Não tem maior amor do que este:
- dar a vida pelos próprios amigos.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...


Oremos:

Ó Deus, que destes à Igreja e ao mundo São Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote e mártir, ardente de amor pela Virgem Imaculada, inteiramente dedicado à missão apostólica e ao serviço heróico do próximo, pela sua intercessão concede-nos, para a glória do vosso nome, empenharmo-nos sem reserva pelo bem da humanidade, para imitar na vida e na morte o Cristo teu Filho. Amém.

Novena em espanhol produzida pelas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, na Bolívia: http://www.goear.com/listen/6aaa680/3-dia-novena-al-p-kolbe-misioneras-p-kolbe

Comentários

Postagens mais visitadas