terça-feira, 13 de agosto de 2013

Nono dia da novena de Padre kolbe: tudo está consumado

Em nome do Pai...

Canto

Introdução:

Há uma extraordinária semelhança entre a oferta de si consumada por Cristo e a oferta de vida de São Maximiliano por um desconhecido companheiro de prisão no campo de concentração de Auschwitz. Contemplando as etapas da “paixão” de Maximiliano, queremos celebrar o amor de Deus pelo homem. Cada santo é, de fato, “louvor e glória da sua graça” (cf. Ef 1,6), porque no seu testamento se renova o mistério pascal de Cristo, a sua morte e a ressurreição.

9ª Etapa: “Tudo está consumado”

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou” (Jo 13,1).

“Ao término da terceira semana, restavam vivos somente quatro prisioneiros, entre els Padre Kolbe. A cela era necessária para outras vítimas. Boch aplicou em cada um as injeções endovenosas de ácido venenoso.

Padre Kolbe, com a oração nos lábios, estendeu ele mesmo o braço ao carrasco. Não podendo resistir àquilo que os meus olhos viam, e com o pretexto de ter que ir trabalhar no escritório, saí. Quando saiu o guarda com o carrasco, retornei à cela, onde encontrei Padre Maximiliano Kolbe sentado, apoiado à parede, com os olhos abertos e a cabeça inclinada sobre o ombro esquerdo (era a sua posição habitual). O seu rosto sereno e belo estava radiante. O seu corpo estava limpíssimo e luminoso (cândido). O seu rosto resplandecia de serenidade, diferente dos outros mortos que estavam deitados no chão e com os sinais do sofrimento no rosto” (Borgowiec).

“Logo que Judas saiu, Jesus disse: Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele” (cf. Jo 13,31).

Não tem maior amor do que este:
- dar a vida pelos próprios amigos.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...


Oremos:

Ó Deus, que destes à Igreja e ao mundo São Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote e mártir, ardente de amor pela Virgem Imaculada, inteiramente dedicado à missão apostólica e ao serviço heróico do próximo, pela sua intercessão concede-nos, para a glória do vosso nome, empenharmo-nos sem reserva pelo bem da humanidade, para imitar na vida e na morte o Cristo teu Filho. Amém.

Novena em espanhol produzida pelas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, na Bolívia: http://www.goear.com/listen/6aaa680/3-dia-novena-al-p-kolbe-misioneras-p-kolbe