Experiência missionária na Bolívia

Missionária Alejandra, novo membro da comunidade de Campo Grande - MS
"Sim" é a primeira palavra que vem na minha cabeça, quando penso na missão nestes cinco anos.

"Sim" ao amor e ao chamado de Deus, que mais uma vez me pede para deixar minha terra, minhas coisas e segui-lo na vida junto com os irmãos bolivianos. Descobrindo e amando uma cultura diferente da minha e daquela que conheci ao longo da mina vida consagrada.

"Sim" a uma experiência que me permitiu por em prática as palavras do querido e amado Papa João Paulo II, quando nos dizia: “novos métodos, novas expressões” para comunicar e anunciar o Evangelho, para partilhar e divulgar o nosso carisma mariano e missionário.

Nestes anos de missão, tive a oportunidade e aprendi muito com o serviço pastoral na paróquia, na qual está inserida a nossa comunidade, neste espaço, percebi a diversidade de dons e carismas, que me fizeram sair de mim mesma e, ao mesmo tempo, enriquecer-me com a vida dos irmãos com os quais tive a oportunidade de partilhar.

Nesta experiência de vida e de missão pude tocar com a mão a pobreza material e espiritual de tantas pessoas, colocando em prática a co-responsabilidade que deve animar a nossa vida e que dá movimento a nossa caminhada, percebi isto, ao colaborar indiretamente com as crianças do Projeto Adoção à Distância, do nosso Instituto, suas risadas, seus medos, suas alegrias, suas bagunças, me fizeram amá-las e pensar no futuro delas com dor, mais na certeza e confiança das pessoas, dos padrinhos, que na generosidade deles, tornam possível uma vida mais bonita para elas. 

A fortaleza , a alegria e o exemplo de Nossa Senhora, têm me ajudado muito nos momentos difíceis da mina experiência missionária e na entrega renovada de cada dia aos pés do altar; é isto que me dá confiança, me ensina a viver a minha entrega ao Senhor e dizer "sim", sem medo.

Outra palavra que tem me acompanhado muito neste tempo é "obrigada", primeiramente ao Deus da vida, pelo seu infinito amor para comigo;
obrigada porque no seu imenso amor olhou para mim e me escolheu;
obrigada pela sua fidelidade que sustenta mina fidelidade;
obrigada a todas as pessoas que neste tempo de caminhada em terra boliviana, tem caminhado ao meu lado, aos sacerdotes, às irmãs, aos laicos, aos jovens, que com sua oração e exemplo, têm partilhado suas vidas e assim tenho crescido e amadurecido na minha vida, como pessoa e como consagrada;
obrigada ao Instituto por confiar mais uma vez em mim.

Peço ao Senhor e a Imaculada, força, disponibilidade e muita generosidade nesta nova etapa da mina vida. Obrigada.

Alejandra Camila Moreno
Missionária da Imaculada-Padre Kolbe
Campo Grande - MS


Assista também ao vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=pvp9S0ybkn4

Comentários

Postagens mais visitadas