quarta-feira, 5 de março de 2014

Quaresma com Padre Faccenda (Quarta-feira de Cinzas)

Neste tempo litúrgico, ao lado do jejum e da esmola, a Igreja nos aconselha a viver a oração. Intensificaremos esta pratica, refletindo sobre a vida interior, com breves pensamentos do Padre Luigi Maria Faccenda, orientador espiritual de muitas pessoas. Ele mesmo afirma que "podemos meditar caminhando, sentados, no quarto, na igreja ou contemplando a natureza... O importante é dedicarmos todos os dias um pouco de tempo, uma hora, meia hora, ao menos quinze minutos a esse encontro pessoal com Deus." Por isso, elaboramos um itinerário quaresmal, muito breve e profundo, que possa lhe acompanhar durante o seu dia.

Quaresma: tempo de travessia

De onde viemos? Onde estamos? E para onde vamos?

Essas perguntas orientam a experiência que vamos viver neste tempo da quaresma. Um tempo forte para crescermos no amor e na proximidade com Deus e com o próximo. Um tempo forte que, simbolicamente, é uma travessia. Travessia porque vamos caminhar de um ponto a outro. De um certo modo de pensar, sentir e agir para um outro modo de pensar, sentir e agir, passando de uma vida menos amorosa e solidária para uma vida mais amorosa e solidária, mais do jeito de Jesus Cristo. Por isso, viver esta travessia é caminhar da cruz a ressurreição!

Para realizar essa travessia, precisamos estar atentos a voz de Deus e aos seus apelos. Isto significa que escutar o Senhor é o desafio que iremos enfrentar. E a partir desta escuta atenta nos comprometer com os nossos irmãos, especialmente com os mais necessitados.

Nesta caminhada, contamos com a presença da Virgem Maria. Junto com Ela aprendemos a escutar o Senhor e responder "sim" aos apelos de Deus que nos conduzem a celebrar uma vida nova, de profunda alegria.

Desejamos acompanhar você em suas orações e dar graças ao Senhor pelos frutos desta travessia! Boa quaresma!

Passos para a oração...

1. Invocação ao Espírito Santo

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora. Um coração desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus, para amar a todos, servir a todos, sofrer por todos. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir com humildade e fidelidade à vontade divina. Amém.

2. Reflexão

"Maria entra em cena, no Evangelho, não com um gesto espetacular, com um ação grandiosa, nem com um discurso. Mas com o silêncio. A sua primeira intervenção é uma intervenção para... fazer silêncio e não para falar. Maria se faz notar por uma atitude de escuta." (Padre Faccenda)

3. Oração pessoal

Converso com Deus...

4. Prece a Virgem Maria

Ó Virgem Maria, dai-me um coração disponível como o teu e ajudai-me a escutar a voz de Deus, guardando em meu coração a Sua Palavra e praticando na minha vida a Sua vontade. Amém.

Rosana de Jesus Coelho
Missionária da Imaculada-Padre Kolbe

Para ajudar na meditação: