sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Primeiro dia da novena: Maria, mulher que acolhe

Saudação

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T: Amém

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que se dignou nascer da Virgem Maria.
T: Bendito o Senhor pelos séculos dos séculos. Ave Maria...






Hino

Senhora gloriosa,
Bem mais que o sol brilhais.
O Deus que vos criou
Ao seio amamentais.

O que Eva destruiu,
No Filho recriais;
Do céu abris a porta
E os tristes abrigais.

Da luz brilhante porta,
Sois pórtico do Rei.
Da Virgem veio a vida.
Remidos, bendizei!

Ao Pai e ao Espírito,
Poder, louvor, vitória,
E ao Filho que gerastes
E vos vestiu de glória.

Oremos

Ó Deus, salvador de todos os povos, que por meio da Bem-aventurada Virgem Maria, arca da nova aliança, levastes à casa de Isabel a salvação e a alegria, faz com que, dóceis à ação do Espírito, nos também possamos levar Cristo aos irmãos e cantar o teu nome com hinos de louvor e com a santidade da vida. Por Cristo nosso Senhor que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Na escuta da Palavra (Lc 1,26-38)

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi.  A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo".

Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo então disse: "Não tenhas medo, Maria! Encontraste graças junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó e o seu reino não terá fim”.

Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?". O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se.

Pausa de silêncio

Meditação

Dos escritos de São Maximiliano Kolbe:

"Preparar o coração para acolher a eucaristia, no dia dedicado à Imaculada. Está aproximando-se uma festa que é nossa de uma forma toda especial, a festa da Imaculada. Como devemos preparar-nos? Como fazer para vive-la na maneira melhor? Antes de tudo purificaremos nossa alma com o sacramento da penitência, e assim as manchas do pecado serão tiradas. Desta forma a nossa alma, pelo menos um pouco, se tornará semelhante à Imaculada. Além disso, suplicaremos a Imaculada para que prepare nosso coração a acolher de maneira digna o seu Filho Divino, Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do altar. Aproximemo-nos da Santa Comunhão neste dia da Imaculada Conceição, a Ela dedicado. Depois da santa comunhão, pediremos de novo à Imaculada para que seja Ela mesma a acolher Jesus em nossa alma e torna-lo assim feliz como ninguém nunca conseguiu, até o momento presente." (SK 1234)

Oração

Dos escritos de Dom Tonino Bello:

"Santa Maria, mulher da acolhida, ajuda-nos a acolher a Palavra no íntimo de nosso coração. E compreender, então, como Tu, as irrupções de Deus em nossa vida. Ele não bate à nossa porta para impor-nos o despejo, mas para iluminar a nossa solidão, com sua luz. Ele não entra em nossa casa para algemar-nos, mas para restituir-nos o gosto da verdadeira liberdade.

Sabemos disso: é o medo do novo que muitas vezes nos torna desconfiados com o Senhor que vem. Não gostamos das mudanças. E pelo fato, que Ele sempre desarruma nossos pensamentos e coloca em crise as nossas seguranças, cada vez que escutamos seus passos, evitamos de encontra-Lo e nos escondemos por trás da cerca, como Adão se escondeu entre as arvores do Éden. Ajuda-nos a compreender que Deus, se mexe com nossos projetos, não quer porém atrapalhar a nossa festa. Se incomoda o nosso sono, não nos tira porém a paz. E uma vez que o aceitaremos em nosso coração, também o nosso corpo brilhará de sua luz. Amém."

O Senhor nos abençoe, nos preserve de todo mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

Canto final

Equipe de liturgia
Missionárias da Imaculada-Padre kolbe