quarta-feira, 13 de março de 2013

O que significa Teologia Espiritual ou Espiritualidade?

Segunda aula do Curso de Teologia Espiritual


A Teologia Espiritual estuda a perfeição cristã, a vida cristã como realidade dinâmica, isto é, como caminhada de configuração da personalidade humana, sob a ação do Espírito Santo, até a pessoa atingir a santidade, entendida como perfeição da caridade.
 
O objeto da Teologia Espiritual então, é a vida do cristão, a vida seguno o Espírito, em que encontram lugar e unificação tanto no discurso ascético omo no místico.

O que se entende por aspecto ascético?

É o conjunto de esforços mediante os quais a pessoa quer progredir na vida moral e religiosa. Então chamamos de vida ascética aquela que se esforça por determinar a parte ativa do homem em sua vida espiritual.

A ascese toma em consideração dois planos distintos: de um lado impõe domínios e jugos corporais; de outro supõe exercícios de meditação. Por que estes planos de ação? Porque o asceta, no sentido religioso do termo, não é um desportista que quer manter-se em forma, e sim homem espiritual, que busca progresso pessoal, a conquista da liberdade, a unificação interior e um fim absoluto.


O que se entende por aspecto místico?

É aquilo que a mente humana tem dificuldade de explicar. A vida mística é aquela que experimenta a intervenção direta de Deus na experiência espiritual. Nesse sentido, a parte do homem é mais passiva do que na vida ascética, pois a ação do homem é apenas aquela de “dispor-se” à ação de Deus, que dá início e crescimento à vida espiritual.

Portanto, ascética e mística se distinguem, porém não como dois modos espirituais que se excluem reciprocamente, mas como dois momentos sucessivos que se compenetram e interpenetram.

Marina Melis
Diretora local


Mais informações sobre o curso: https://www.facebook.com/#!/events/621505594532378/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus te ama incondicionalmente

Você já deve ter ouvido muitas vezes que Jesus te ama do jeito que você é. Ou talvez seja a primeira vez que você esteja lendo isso. Se você...