terça-feira, 26 de março de 2013

Jovens da Milícia da Imaculada a caminho da Jornada Mundial da Juventude

A Igreja no Brasil, ao propor “Juventude” como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir e rezar com os jovens, apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão, já que o Evangelho é nossa vida, nossa existência. Retomamos aqui as palavras dos nossos bispos do Brasil, ditas no Encontro Nacional de Assessores da Juventude, realizado em dezembro do ano passado em Brasília: “Estamos vivendo o Kairós, isto é, tempo de graça”. É por isso que a juventude do movimento da Milícia da Imaculada também está acolhendo este tempo com muita esperança e também, por que não, como um grande desafio a ser vivido na fé. Pois, além disso, neste ano teremos a honra de acolher milhares de jovens de diferentes lugares do mundo inteiro na Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro (de 23 a 28 de julho) com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Em preparação, os Jovens da Milícia da Imaculada (JMI) realizarão o VII Meeting Internacional de JMI, com o tema: “A felicidade de todos os homens em Deus, através da Imaculada: eis o nosso ideal” (São Maximiliano Kolbe). Este evento, que é organizado desde 2001 pelas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, em Bolonha, na Itália, tem a finalidade de aprofundar a consagração à Imaculada, a espiritualidade de Padre Kolbe e o carisma da MI entre a juventude.
 

Jovens da MI de quatro países vêm ao ABC

 
Alguns Jovens da MI do Brasil já participaram das edições anteriores do Meeting, realizadas na Europa (na Polônia, nos locais por onde passou Padre Kolbe, e em Lourdes, na França), e a partir destas experiências um sonho surgiu em seus corações: sediar o Meeting na América Latina. Aos poucos este sonho está se tornando realidade! Desde o ano passado eles construíram um projeto que tem o objetivo de “criar um ambiente que nos estimule a tomar consciência da nossa identidade como Jovens da MI a nível internacional. Será, além disso, um momento em que poderemos compartilhar experiências e aprofundar-nos, não somente individualmente, mas também no sentido de ser uma comunidade global. Haverá momentos formativos sobre nosso carisma e também de oração e espiritualidade. No entanto, o principal objetivo é conhecer um ao outro, refletirmos juntos sobre a nossa identidade comum e capacitar a juventude da MI a ser uma presença significativa no mundo e na própria MI”, explicou Paulo Schiavon Ara, JMI desde 1997. O Meeting prevê atividades em São Bernardo do Campo (dias 22 e 23 de julho), em Aparecida (dia 24) e no Rio de Janeiro (de 25 a 28) e reunirá jovens dos Estados Unidos, Itália, Bolívia e Argentina.

 
Nesta “peregrinação” até o Meeting, os Jovens da MI caminham com outros três grupos juvenis: Todos Unidos por um Ideal Cristão (TUPIC), da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Pastoral Universitária (PU), da Paróquia Santíssima Virgem; e Jovens Kolbianos (JK), da Paróquia São Maximiliano Kolbe. Todos estão se preparando para viver uma profunda e verdadeira preparação para o Meeting e a JMJ. As ações são acompanhadas e orientadas pelas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, Missionários da Imaculada-Padre Kolbe, assim como pelo Frei Sebastião Benito Quaglio, presidente da MI. Entre elas estão os momentos formativos, para ajudar nos encontros, com textos, orações e reflexões sobre o Meeting e a JMJ, e também a parte prática, como arrecadação de fundos para as despesas do Meeting e da ida à JMJ. Uma das atividades mais esperadas pelos jovens e pessoas que os apoiam foi o show “Envia-me”, (realizado) no dia 23 de março, no CENFORPE, em São Bernardo do Campo. Juntos, são ocasiões para criar entre os jovens laços de fraternidade, unidade e identidade com o movimento da MI.
 

Encontro com Cristo

 
O ápice de todo este percurso será o próprio encontro de milhares de expressões de carismas diversos dentro da nossa Igreja Católica ao redor do Papa, durante os dias da JMJ no Rio, conscientes de que toda esta preparação tem um único objetivo: encontrar-se com o Cristo. Pois é Ele que nos convoca à unidade na riqueza das nossas diversidades, a celebrar junto a tantos outros jovens a fé que professamos, pois sabemos que a fé se fortalece e cresce na medida em que ela é partilhada.
 
Laida Nuñez Suarez
 
Fonte: Jornal A Boa Notícia - março de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Páscoa interior

Santos Marcelino e Pedro, do início do século IV.       (© Pontificia commisionedi archeologia sacra) / Vatican News   Ressuscitar interiorm...