Celebrar o dia da vida consagrada com toda a alegria da nossa vocação!

Nós consagrados, religiosos e seculares, estamos em festa porque somos convidados a celebrar, hoje,o dia da vida consagrada com toda a alegria da nossa vocação! Celebrar o dia em que, por iniciativa de Deus e adesão nossa, nos deixamos consagrar por Ele, numa vida especial de seguimento, repleta de amor, esperança e fé. Bento XVI diz que “a cada pessoa consagrada é dedicada, hoje, a oração de toda a Comunidade, que dá graças a Deus Pai, doador de todo o bem, pela dádiva desta vocação, e com fé volta a invocá-lo”. Ou seja,o Povo de Deus, agradece a Deus pelo dom da vocação consagrada, e pede novas vocações.

Nós consagrados, afirmamos que o Senhor continua chamando algumas pessoas a fazerem uma opção profética de vida, sendo testemunhas de que a justiça é mais forte que a opressão, que a verdade orienta mais que a mentira, que a compaixão toca mais forte o coração das pessoas do que a indiferença.

Nós consagrados, vivemos num tempo em que somos provocados a assumir com coragem o nosso batismo. O Papa Francisco, em seu encontro com alguns líderes de comunidades consagradas, disse: “Despertem o mundo! Sejam testemunhos de uma forma diferente de fazer as coisas, de agir, de viver! É possível viver neste mundo de forma diferente”. Este é o apelo que o Papa faz a todos nós consagrados.

Que sejamos testemunhas de que uma outra vida é possível! Que sejamos testemunhas de “um modo diferente de ser e de agir”. Testemunhas de um modo diferente de nos relacionarmos! A Igreja e o mundo necessita sentir uma relação humana, que seja mais humana, mais verdadeira, mais fraterna, mais cheia de vida e de alegria.

Nós consagrados, lembramos que neste caminho especial de consagração, não nos fazemos consagrados sozinhos. Todo o povo de Deus participa da nossa entrega a Ele. Todo o povo de Deus soma forças conosco! Do contrário, a nossa vida de serviço dedicada aos irmãos na construção do Reino de Deus não tem sentido! Sentimos que a nossa vida é um dom que se enriquece e frutifica na medida em que é compartilha com cada pessoa que caminha conosco.

Nós consagrados, “cometemos erros e precisamos reconhecer nossas fraquezas” (Papa Francisco). Neste reconhecimento testemunhamos que a graça de Deus nos ajuda a começar e recomeçar a cada dia. E também cometemos acertos e precisamos reconhecer nossos dons. E neste reconhecimento testemunharmos que a graça de Deus é muita generosa em nos habitar.

Nós consagrados, desejamos celebrar o dia de hoje e os outros dias da nossa vida com toda alegria da nossa vocação porque acreditamos e sentimos que a nossa vocação é um dom de Deus para nós e para o mundo!

Juntos demos graças a Deus! Juntos peçamos a Virgem Maria, modelo dos consagrados, que nos acompanhe com sua presença terna no seguimento do Senhor.

Rosana de Jesus Coelho
Missionária da Imaculada-Padre Kolbe


Fonte: 
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120202_vita-consacrata_po.html
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/526970-qdespertem-o-mundoq-integra-do-dialogo-do-papa-francisco-sobre-a-vida-religiosa#.UsrCcrywDUI.facebook

Comentários

Postagens mais visitadas