Novena a São Maximiliano Kolbe

Introdução

Queremos viver esta novena em preparação ao dia 14 de agosto, festa do martírio de São Maximiliano Kolbe, acolhendo e valorizando: 
- a Palavra de Deus que nos introduz no amor ilimitado do Pai por sua criatura e no mistério insondável do Filho que, por amor a nós, "encarnou-se no seio da Virgem Maria e se fez homem por obra do Espírito Santo". 
- o testemunho de São Maximiliano, que nos mostra como a Palavra se encarnou em sua vida.
- algumas breves reflexões do Padre Luigi Faccenda, que recebeu a herança kolbiana com fidelidade criativa, difundiu sua espiritualidade e testemunhou seu vínculo espiritual com o Santo de Auschwitz


Convite ao louvor

Em nome do Pai, do Filho…

G.    Santo, santo, santo o Senhor Deus Todo Poderoso, que é, que era e que virá;
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.   Tu és digno, Senhor nosso Deus, de receber o louvor, a glória, a honra e a bênção.
T.   E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.   Digno é o cordeiro que foi imolado de receber poder e divindade sabedoria e força, honra e glória e bênção; 
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Bendigamos o Pai e o Filho com o Epírito Santo;
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Obras todas do Senhor, bendizei o Senhor;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Louvem o nosso Deus todos vós, seus servos, vós que temeis a Deus, pequenos e grandes;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Louvai-o, glorioso, os céus e a terra;
T.      E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.      E toda criatura que está no céu e acima da terra e debaixo da terra, e o mar e as criaturas que nele se encontram;
T.       E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Glória ao Pai e ao Filho e ao EspÍrito Santo;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém. 
T.      E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.   
          (F.F. 264)

Oração conclusiva a São Maximiliano Kolbe


São Maximiliano,
nas trevas de Auschwitz
foste uma luz.
Deste confiança e esperança
a teus companheiros de prisão,
deste tudo até o fim,
a tua própria vida, por amor.

Contigo e com toda a Igreja
desejo rezar
pela paz no mundo,
pela justiça, pelo respeito, pela dignidade
e valor de cada pessoa.

São Maximiliano,
ajuda-me a ser semelhante a ti,
um instrumento de comunhão,
o rosto da ternura maternal de Maria,
testemunha de caridade, voz que anuncia
"Só o amor constrói"

São Maximiliano,
rogai por nós.

Quarto dia: Prontos para se doar 


Convite ao LOUVOR - início da novena


À escuta da Palavra: Mt 14,13-21


"A essa notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé. Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela e curou seus doentes. Caía a tarde. Agrupados em volta dele, os discípulos disseram-lhe: “Este lugar é deserto e a hora é avançada. Despede esta gente para que vá comprar víveres na aldeia”. Jesus, porém, respondeu: “Não é necessário: dai-lhe vós mesmos de comer”. – “Mas” – disseram eles – “nós não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes.” – “Trazei-mos” – disse-lhes ele. Mandou, então, a multidão assentar-se na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus discípulos, que os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram fartos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram doze cestos cheios. Ora, os convivas foram aproximadamente cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças."

Testemunho Kolbiano (O Santo de Auschwitz, pp. 210-211)


Muitos são os testemunhos de companheiros de prisão que descrevem Maximiliano Kolbe como uma pessoa de grande humanidade que fez da partilha seu estilo mesmo no campo de Auschwitz.

Quão grande, imensurável e maravilhosa era sua humanidade! Ele era tão bom! Ele amava a Deus mais do que a si mesmo. Que apóstolo! Um dia, enquanto estávamos caminhando e conversando, eu segurei o Padre Maximiliano. De repente, senti-o enfiar um pedaço de pão na minha jaqueta. "Mas então o senhor não o quer, Padre?", eu disse falsamente, pois eu queria desesperadamente comer aquele pão imediatamente. "Aceite-o", ele insistiu. "Você é jovem e precisa mais do que eu". "Mas o senhor realmente não está com fome, Padre?", protestei fracamente. "Não tenho fome", ele me tranquilizou. "Aqui, pegue-o". E eu o comi avidamente. Era verdadeiramente o pão da vida para mim. Lembro-me que uma vez ele me deu também sua sopa.

Pausa de silêncio para oração pessoal


Canto a Maria

 
Conversando com São Maximiliano (Padre Luigi Faccenda)


És tu, ó Padre Kolbe, que agora deves me contar sobre a vida heróica e torturada que passaste em Auschwitz. "Oh, meu irmão", responde o Padre Kolbe, enquanto me inunda com seu doce sorriso, "se falo dos meses que vivi em Auschwitz, no campo de extermínio, é apenas para repetir que uma vez que tenhamos dado tudo a Maria, toda nossa vida, todos nós nos tornamos de "Jesus", nós o amamos acima de todas as coisas, e, com Ele, amamos nossos irmãos e irmãs sem distinção, prontos a dar nossas vidas por suas vidas, assim como Ele mesmo fez na cruz [...]. Os condenados à morte vinham e pediam minha palavra de esperança. Alguns vinham para confessar, outros para receber aquele fragmento de Jesus Sacramentado, e partiam com uma alma mais em paz. A uns, então, eu dava o meu pedaço de pão bolorento, a outros um pouco de sopa, porque a fome era uma tortura, e a sede uma agonia"! 
Mas por que fazias isso? "Veja", responde ele, "cada homem tem seu próprio ideal a alcançar, como voltar para sua mãe, seus filhos, seu trabalho... Eu, por outro lado, ofereci minha vida pelo bem do meu próximo". Estas palavras quebram meu egoísmo e parece que me sinto mais calmo, mais sereno e generoso.

Orações espontâneas 

(intercaladas por um responsório cantado)

Oração a São Maximiliano - início da novena


Canto final

Fonte: MIPK


Assista também ao vídeo da Novena de São Maximiliano produzido pelo Mission Kolbe: https://youtu.be/3kbC8wngQVQ

Comentários

Postagens mais visitadas