Novena a São Maximiliano Kolbe

Introdução

Queremos viver esta novena em preparação ao dia 14 de agosto, festa do martírio de São Maximiliano Kolbe, acolhendo e valorizando: 
- a Palavra de Deus que nos introduz no amor ilimitado do Pai por sua criatura e no mistério insondável do Filho que, por amor a nós, "encarnou-se no seio da Virgem Maria e se fez homem por obra do Espírito Santo". 
- o testemunho de São Maximiliano, que nos mostra como a Palavra se encarnou em sua vida.
- algumas breves reflexões do Padre Luigi Faccenda, que recebeu a herança kolbiana com fidelidade criativa, difundiu sua espiritualidade e testemunhou seu vínculo espiritual com o Santo de Auschwitz

Convite ao louvor

Em nome do Pai, do Filho…

G.    Santo, santo, santo o Senhor Deus Todo Poderoso, que é, que era e que virá;
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.   Tu és digno, Senhor nosso Deus, de receber o louvor, a glória, a honra e a bênção.
T.   E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.   Digno é o cordeiro que foi imolado de receber poder e divindade sabedoria e força, honra e glória e bênção; 
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Bendigamos o Pai e o Filho com o Epírito Santo;
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Obras todas do Senhor, bendizei o Senhor;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Louvem o nosso Deus todos vós, seus servos, vós que temeis a Deus, pequenos e grandes;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Louvai-o, glorioso, os céus e a terra;
T.      E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.      E toda criatura que está no céu e acima da terra e debaixo da terra, e o mar e as criaturas que nele se encontram;
T.       E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Glória ao Pai e ao Filho e ao EspÍrito Santo;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém. 
T.      E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.   
          (F.F. 264)

Oração conclusiva a São Maximiliano Kolbe


São Maximiliano,
nas trevas de Auschwitz
foste uma luz.
Deste confiança e esperança
a teus companheiros de prisão,
deste tudo até o fim,
a tua própria vida, por amor.

Contigo e com toda a Igreja
desejo rezar
pela paz no mundo,
pela justiça, pelo respeito pela dignidade
e valor de cada pessoa.

São Maximiliano,
ajuda-me a ser semelhante a ti,
um instrumento de comunhão,
o rosto da ternura maternal de Maria,
testemunha de caridade, voz que anuncia
"Só o amor constrói"

São Maximiliano,
rogai por nós.

Segundo dia: Vidas entrelaçadas


Convite ao LOUVOR - início da novena


À escuta da Palavra: Rm 5,5-10


"E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Com muita dificuldade, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida." 

Testemunho Kolbiano (EK 1145)


Maximiliano está em adoração diante do Senhor presente na Eucaristia. Ele está extasiado com o amor de Deus que o precede e com o espírito do salmista (cf. Sl 8) ele louva e agradece.

Quem ousaria supor que Tu, ó Deus infinito e eterno, me amaste desde há muito tempo, ou melhor, antes mesmo dos tempos?  Tu, de fato, me amas desde o momento em que Tu existes como Deus, conseqüentemente Tu me amaste e me amarás sempre! Embora eu ainda não existisse, Tu já me amavas, e precisamente porque Tu me amavas, ó bom Deus, chamaste-me do nada para existir!  Para mim criastes os céus estrelados, para mim a terra, os mares, as montanhas, os rios, e muitas, muitas coisas belas na terra.  Mas isto não é suficiente: para me mostrar de perto que me amas com tanta ternura, desceste das mais puras delícias do paraíso para esta terra enlameada e cheia de lágrimas, levou uma vida de pobreza, fadiga e sofrimento; e finalmente, desprezado e zombado, desejaste ser suspenso em meio a tormentos numa vil patibulo em meio a dois canalhas...  Ó Deus de amor, tu me redimiste desta maneira terrível, mas generosa!

Pausa de silêncio para oração pessoal


Canto a Maria

 
Conversando com São Maximiliano (Padre Luigi Faccenda)


… Então tu me levaste ao reino da Imaculada, a tua Niepokalanów, onde toquei com minha própria mão até que ponto tua vida estava entrelaçada com a dela, que tu contemplavas em todo o esplendor da Trindade. "Aqui eu esperei por ti, porque este é o fulcro de toda minha vida; e será para ti também se compreenderes que Niepokalanów é o reino de Maria onde poderás realizar a vocação arcana de consagrar-te para sempre e todo a ela". Diante das perguntas que eu te propunha, uma vez que parecia inacreditável o milagre das construções, da imprensa, dos religiosos que afluíam à tua escola; enquanto eu contemplava teu rosto descarnado, teu corpo dolorido, a fé que triunfava sobre todas as tuas provações e perseguições, teus olhos me fixaram serenamente e penetrantemente, e tu me falaste suavemente: "Quando se ama verdadeiramente, quando o objeto deste amor é Deus e a Virgem sua Mãe, quando se quer concretamente estender a mão ao homem, então, acredite-me, faz-se isto e muito mais. Mesmo à custa da saúde, fome, dor, doenças graves, incompreensões".

Orações espontâneas 

(intercaladas por um responsório cantado)

Oração a São Maximiliano - início da novena


Canto final

Fonte: MIPK


Assista também ao vídeo da Novena de São Maximiliano produzido pelo Mission Kolbe: https://youtu.be/ZDt2dFKXHTY


Comentários

Postagens mais visitadas