Novena a São Maximiliano Kolbe

Introdução

Queremos viver esta novena em preparação ao dia 14 de agosto, festa do martírio de São Maximiliano Kolbe, acolhendo e valorizando: 
- a Palavra de Deus que nos introduz no amor ilimitado do Pai por sua criatura e no mistério insondável do Filho que, por amor a nós, "encarnou-se no seio da Virgem Maria e se fez homem por obra do Espírito Santo". 
- o testemunho de São Maximiliano, que nos mostra como a Palavra se encarnou em sua vida.
- algumas breves reflexões do Padre Luigi Faccenda, que recebeu a herança kolbiana com fidelidade criativa, difundiu sua espiritualidade e testemunhou seu vínculo espiritual com o Santo de Auschwitz

Convite ao louvor

Em nome do Pai, do Filho…

G.    Santo, santo, santo o Senhor Deus Todo Poderoso, que é, que era e que virá;
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.   Tu és digno, Senhor nosso Deus, de receber o louvor, a glória, a honra e a bênção.
T.   E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.   Digno é o cordeiro que foi imolado de receber poder e divindade sabedoria e força, honra e glória e bênção; 
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Bendigamos o Pai e o Filho com o Epírito Santo;
T.    E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Obras todas do Senhor, bendizei o Senhor;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.    Louvem o nosso Deus todos vós, seus servos, vós que temeis a Deus, pequenos e grandes;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Louvai-o, glorioso, os céus e a terra;
T.      E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.      E toda criatura que está no céu e acima da terra e debaixo da terra, e o mar e as criaturas que nele se encontram;
T.       E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Glória ao Pai e ao Filho e ao EspÍrito Santo;
T.     E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.

G.     Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém. 
T.      E louvemos e o exaltemos pelos séculos dos séculos.   
          (F.F. 264)

Oração conclusiva a São Maximiliano Kolbe


São Maximiliano,
nas trevas de Auschwitz
foste uma luz.
Deste confiança e esperança
a teus companheiros de prisão,
deste tudo até o fim,
a tua própria vida, por amor.

Contigo e com toda a Igreja
desejo rezar
pela paz no mundo,
pela justiça, pelo respeito, pela dignidade
e valor de cada pessoa.

São Maximiliano,
ajuda-me a ser semelhante a ti,
um instrumento de comunhão,
o rosto da ternura maternal de Maria,
testemunha de caridade, voz que anuncia
"Só o amor constrói"

São Maximiliano,
rogai por nós.

Nono dia: Rostos amados


Convite ao LOUVOR - início da novena


À escuta da Palavra: Jo 15,12-17


"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros."

Testemunho Kolbiano (EK 1205)  


São Maximiliano meditou longamente sobre as palavras de Jesus sobre o amor mútuo, fazendo delas o programa de sua vida e de sua paixão, vivida a exemplo de Cristo. 
Ser cristão, para Kolbe, quer dizer seguir "a religião do amor".

O ódio divide, separa e destrói, enquanto, ao contrário, o amor une, dá paz e edifica. Nada de estranho, portanto, que só o amor consegue sempre tornar os homens perfeitos.  Portanto, somente aquela religião que ensina o amor a Deus e ao próximo pode aperfeiçoar os homens.  A religião de Jesus Cristo é realmente esta religião do amor, do amor perfeito, e isto é evidente nas palavras sagradas de Jesus Cristo. "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Esse é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22, 35-40). “Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco... Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros” (Jo 13, 33-34).  “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". (Jo 15, 9-17). 

Pausa de silêncio para oração pessoal


Canto a Maria

 
Conversando com São Maximiliano (Padre Luigi Faccenda)


Em Auschwitz percorri o corredor daqueles blocos, desci aquelas escadas que levam ao sombrio subterrâneo, e entrei na cela da fome, a cela onde Padre Maximiliano Kolbe viveu a mais cruel agonia junto com seus companheiros de sofrimento. Eu me agarrei ao portão e vi o Padre Kolbe. Aproximei-me dele e fiz-lhe uma pergunta: "Diga-me, Padre Maximiliano, por que vieste aqui? Tu não tinhas sido condenado, tu ainda podias viver". O Padre Kolbe me respondeu: "Cultivei o que era a certeza de toda a minha vida, vivi-a com todas as minhas forças, e por ela quis consolar meus irmãos. Eu queria redescobrir a verdadeira face de Cristo, que é sua graça, sua amizade, é seguir seus passos. A verdadeira face de Cristo é sua presença no homem".

Orações espontâneas 

(intercaladas por um responsório cantado)

Oração a São Maximiliano - início da novena


Canto final

Fonte: MIPK


Assista também ao vídeo da Novena de São Maximiliano produzido pelo Mission Kolbe: https://youtu.be/8PunVOrKacI

Comentários

Postagens mais visitadas