Jesus te ama incondicionalmente

Você já deve ter ouvido muitas vezes que Jesus te ama do jeito que você é. Ou talvez seja a primeira vez que você esteja lendo isso. Se você já está acostumado a ouvir isso, gostaria de te convidar a pensar, de forma mais profunda, o que isso significa na sua vida.

Quero começar com a frase: “Deus nos ama incondicionalmente”. A palavra incondicionalmente significa “não estar sujeito a qualquer tipo de restrição ou limitação”, ou seja, não há nada que você faça ou deixe de fazer que faça Deus te amar mais ou menos. Ele te ama. Simples assim. Mas muitas vezes isso não é fácil de entender na profundidade que é realmente e, talvez, por causa dos nossos pecados, nós nunca conseguiremos entender perfeitamente.

Significa que não há condições específicas para que Ele te ame, mesmo que você faça muitas coisas que não sejam boas ou que você esteja tomando decisões cujas consequências não sejam boas, assim mesmo, Deus te ama. E sabe por quê?

Porque Ele é o nosso criador, nosso Pai. Ele deu a vida por nós e nos deu a oportunidade da vida eterna.

E por que é importante saber e entender o quanto Deus nos ama? Vou deixar aqui alguns exemplos que podem te ajudar a entender melhor. Pense em alguma situação que você fez algo que não devia e se arrependeu, porém depois de um tempo voltou a repetir o mesmo erro. Já aconteceu isso com você? Comigo já aconteceu milhares de vezes. E como você se sente depois de ter cometido o mesmo erro de novo? Você fica frustrado com você mesmo?

Ok, agora quero te ajudar a pensar em como Deus te vê quando está cometendo o mesmo erro novamente. A primeira coisa que temos que pensar é que Deus não nos condena. Ele não coloca o dedo na nossa cara, nos culpando e nos cobrando. Esse modo de ver e pensar é possivelmente nosso, da nossa cultura, do modo em que fomos ensinados.

Mas essa não é a forma que Deus pensa e ainda bem, não é mesmo? Deus sabe que para nós não é fácil seguirmos acertando sempre, sendo perfeitos e corretos. Todos nós somos pecadores e imperfeitos. Mas Deus, vê além dos nossos erros. Ele vê o esforço que fazemos para conseguir o melhor possível.

Jesus, nosso Senhor, é um Deus que não olha o resultado, mas sim o esforço.

Me lembro de ouvir o nosso querido Frei Sebastião Benito Quaglio dando um exemplo bem didático. Ele dizia: “eu não bebo bebida alcoólica e não gosto. Mas imagina uma pessoa que gosta muito e bebe muito, chegando a ser alcoólatra. Se eu e essa pessoa sermos desafiadas a não beber por 40 dias, para mim será muito fácil e com certeza eu terminarei o desafio com sucesso. A pessoa alcoólatra fará um tremendo esforço para conseguir ficar sem álcool por alguns dias e existe uma chance enorme de ela não conseguir terminar os 40 dias sem beber. No final, quem merece o prêmio? Eu, que não tive nenhum esforço, mas terminei com sucesso, ou, a pessoa que teve um tremendo esforço, mas terminou fracassado?

Com certeza Deus verá um esforço, mais do que o resultado. A cada pequena mudança que fazemos para melhorarmos, nos corrigirmos é o que importa. Por isso não é porque Deus já nos ama incondicionalmente que não precisamos de uma constante melhoria. E se a gente estiver convencido de que Deus nos ama, muitas situações deixarão de nos abalar ou impactar.

Muitas vezes fazemos de tudo para nos sentirmos amados e valorizados pelos outros. Por exemplo, você vê no Facebook colegas postando fotos de viagens incríveis que fizeram, mas você não tem dinheiro para fazer uma viagem assim, contudo você acha que essa pessoa é muito mais feliz que você. Outro exemplo, no seu trabalho, o seu chefe pede para você fazer uma apresentação, você prepara muito bem, faz o seu melhor, mas no final não atingiu o que era esperado e você recebe um feedback ruim do seu chefe.

Normalmente a primeira atitude que temos é achar um culpado, como por exemplo: “Minha apresentação não foi boa porque eu não tinha um bom aplicativo com tecnologias visuais, etc”. Em segundo lugar, muitas vezes nos colocamos como vítimas e achamos motivos para bajular o chefe e assim fazer ele esquecer o que aconteceu ou achar também que a culpa seja de alguém e não sua. Ou encontrar alguém que também não se deu bem e, dessa forma, tentar colocar o foco no outro, para esquecer o seu resultado.

Ao invés disso, se já soubesse que é amado por Deus, mesmo que não tenha tido um bom resultado, não precisaria de fazer tantas coisas para tentar mascarar seu erro, sua derrota. É como se a gente quisesse sempre achar culpado pelas coisas ruins que nos acontecem, ou pelas nossas derrotas.

Uma vez que a gente entende que já somos amados, mesmo se sentindo frustrados, pois vamos sentir, deveríamos entender a situação como uma oportunidade de aprendizado para melhorarmos, se comprometerem a fazer diferente da próxima vez, ver que seu esforço trouxe um aprendizado.

E isso é fácil? Não! A teoria é muito bonita, mas a prática é difícil.

Eu imagino que Deus aja na nossa vida muito mais como um Consolador e um grande “amigo” que está ao nosso lado em todos os momentos, nos ajudando a passar por tudo, chorando conosco, segurando nossa mão. Ao invés de simplesmente, um “livrador” de coisas ruins.

Muitas vezes nos submetemos a agradar os outros e vamos criando uma necessidade de aceitação. E a opinião das pessoas começa a guiar nossas decisões, deixando de prevalecer nossos valores maiores e a vontade de Deus. E se você não seguir o que esperam de você, você é rejeitado. É como se perdêssemos o valor. Mas, com Deus não é assim.


Ele nos ama incondicionalmente. Deus nos ama no sucesso e no fracasso. Te ama na fraqueza e na Fortaleza. Cada um de nós temos nosso valor, ninguém é melhor do que ninguém. Deus nos fez com características e qualidades diferentes e somos únicos. Temos que olhar para dentro de nós e reconhecer nossa beleza e nossas limitações. Quanto mais você olhar para dentro de si e conhecer quem você é, mais vai perceber que é vulnerável. Sim, vulnerável a ponto de se decepcionar com o que você vai descobrir sobre você mesmo.

Mas esse, é o seu “eu” verdadeiro. E é olhando para o seu lado “podre” e pequeno que você vai descobrir suas vulnerabilidades e perceber que você não é Deus, que não sabe de tudo, que não tem controle de tudo.

E adivinha, mesmo com tudo isso, Deus te ama. Porque Ele ama quem somos de verdade, sem falsidade, sem fingimento, sem máscaras. Ele te conhece e sabe suas limitações e assim mesmo te ama.


E você, conhece as suas limitações? Quando descobrimos que Deus nos perdoa tudo e nos ama acima de tudo, descobrimos também que não precisamos ser aceitos pela opinião dos outros. Te convido a fazer uma experiência. Quando cometer um pecado, um erro, ao invés de se culpar e ficar se cobrando, tente:

1. Entender que Deus nos ama, mesmo diante dos nossos erros e pecados. Somos pecadores e imperfeitos.

2. Pedir perdão a Deus e a quem ofendemos. O dizer “me perdoa” é muito importante para o aprendizado.

3. Aprender com os erros e entender que haverá outras oportunidades para tentar fazer diferente.

5. Seguir em frente com coragem.


Ao mesmo tempo, saber reconhecer as virtudes que Deus te deu. As coisas que você é bom ou boa, é porque você é um dom de Deus. Se ame, se Valorize, pois Deus te ama! Lembre-se: Nós fomos criados por Deus a sua Imagem e Semelhança. Deus confia em você e quer te ver produzir muitos frutos, conquistar muitas coisas e ser feliz.


Diana Darre de Oliveira 
Voluntária da Imaculada-Padre Kolbe

Comentários

Postagens mais visitadas