Quarta-feira de cinzas (jejum e abstinência)

O Senhor nos reúne para, em comunidade, darmos início à nossa caminhada quaresmal. Quarenta dias nos separam da grande festa da ressurreição, fundamento de nossa fé. Neste tempo, procuremos trilhar o caminho de conversão proposta pela Campanha da Fraternidade, tendo presente o tema 'Fratenidade e juventude' e o lema 'Eis-me aqui, envia-me'. Vamos no abrir à palavra de Deus, a qual nos ilumina neste tempo favorável de conversão. escutemos seu apelo para que mudemos de vida e intensifiquemos as práticas de caridade, oração e jejum."

Oremos:

Eis que chegou o tempo da quaresma:
tempo de graça, Senhor,
tu me pedes de não deixá-lo passar em vão.
Tudo poderia se reduzir
a algumas práticas tradicionais,
a alguns ritos a mais,
a alguns sinais a serem acresentados à mochila da vida.
Mas é outra coisa que tu me pedes,
é outra coisa que tu me ofereces.

Tu queres transformar o meu coração,
fazer com que ele conheça uma nova primavera,
quer acordar as muitas energias
adormecidas e ofuscadas pelo pecado.
Somente se volto a ti,
somente se levo a sério o meu relacionamento contigo,
somente se aceito de abrir a minha alma
à tua palavra de misericórdia e vida
tu podes realizar o milagre.

Jejuarei, então, Senhor,
para sentir que tenho fome de ti,
eu que estou cheio de tantas coisas,
mas falta o essencial.
estenderei a minha mão ao pobre
para socorrer e consolar,
para reerguê-lo e demonstrar solidariedade,
eu que muitas vezes passei perto,
fazendo de conta de não vê-lo.
Deixarei que o silêncio habite o meu coração
para ser preenchido da tua presença
porque tantas vezes tu batestes à minha porta
e eu não reconheci a tua voz.

Algumas dicas litúrgicas para este dia:

1) espaço celebrativo despojado e simples;
2) dar destaque ao cartaz da Campanha da Fraternidade;
3) providenciar as cinzas;

Importante lembrar que na quaresma não se reza o Glória nem se canta o aleluia. Seria bom encontrar momentos para rezar a oração da via-sacra.

Boa quaresma!

Fonte: Liturgia diária

Comentários

Postagens mais visitadas