O papel do educador

O termo educação provém da palavra latina educare que significa criar, cuidar e ensinar. O ato de educar permite a quem aprende a realização de si mesmo no caminho do conhecimento.


Como sou Professor, neste texto vou expor a minha experiência em sala de aula no contato diário com jovens e adultos, nesta fascinante profissão de educador. 

Numa aula o Professor deve procurar usar o seu conhecimento para ensinar os assuntos de maneira simples, contextualizando-os a partir de exemplos reais, por meio de experimentos ou de situações de aprendizagem que façam sentido para o aluno e que lhe permita assimilar os conceitos, descomplicando o que muitas vezes parece ser tão complicado.

O Professor deve também levar em conta que cada aluno é um indivíduo único, com diferentes dificuldades de aprendizado decorrentes, por exemplo, da falta de concentração, do cansaço, da falta de domínio dos pré-requisitos necessários, de pouca motivação e perspectivas.

Cabe, então, ao Professor a responsabilidade de auxiliar os seus alunos a mudarem de comportamento, criando condições para que sejam mais atentos, interessados e participativos.

Além disso, a tecnologia e os meios de comunicação disponíveis auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, sendo que o acesso à informação é muito fácil, mas é um desafio para o Professor saber usá-los na educação. Compete ao educador utilizar esses meios de Comunicação e Tecnologia da Informação com responsabilidade, priorizando o desenvolvimento do raciocínio do aluno, do seu senso crítico e de sua capacidade de resolver problemas. Considero também que o convívio presencial em sala de aula é fundamental para a formação integral do aluno. 

Na minha prática docente no ensino das disciplinas de Matemática e Estatística, muito mais do que ser um transmissor de uma grande quantidade de informações, tenho tido a alegria de poder ajudar muitos jovens e adultos não apenas a adquirirem novos conhecimentos, mas também a desenvolverem suas capacidades cognitivas, a adquirirem habilidades, a modificarem as suas atitudes e a reverem os seus valores.

Na última Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, o Papa Francisco encerrou o seu discurso aos jovens universitários, afirmando: “(...) Ao mesmo tempo que se adquirem competências científicas, vai-se amadurecendo como pessoa, no conhecimento de si mesmo e no discernimento do próprio caminho”. Assim o futuro profissional poderá exercer as suas atividades, assumindo o seu papel na sociedade e exercendo com responsabilidade a sua cidadania.

Amilton Braio Ara
Voluntário da Imaculada-Padre Kolbe

Comentários

Postagens mais visitadas