Novena da Imaculada Conceição

A Novena da Imaculada  é o jeito carinhoso de caminhar com Nossa Senhora, a “cheia de Graça”. Por nove dias, seguiremos um itinerário de fé com aquela que foi cumulada de toda a pureza, por isso é digna de ser chamada a Imaculada e de ser a Mãe do Filho de Deus.


Motivação

Ao longo dos tempos, muitas pessoas pedem a proteção materna de Maria e imploram com confiança a sua intercessão de Mãe da Igreja.
 
Diante dos inúmeros desafios do mundo, tais como, injustiças, perseguições, guerras, tentações, escravidão, conflitos e falta de amor, somos chamados a rezar com fervor à Virgem Santa pedindo a ela que olhe por essa humanidade carente e sofrida.

Nestes nove dias com a Imaculada, vamos permanecer com Ela, a Mãe de Deus, no caminho que nos leva até Jesus.

Iniciemos, assim, a nossa Novena à Imaculada...


1º Dia: Quem é a Imaculada?


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oração ao Espírito Santo:

Divino Espírito Santo, derrama sobre mim os teus dons. Peço os dons da Piedade, do Santo Temor de Deus, da Ciência, da Inteligência, do Conselho, da Sabedoria e da Fortaleza. Há tantas coisas que não compreendo. Há tantas respostas que não tenho. Há tantas decisões a serem tomadas.
 
Divino Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer e como devo dizer. O que devo calar, o que devo escrever, como devo agir. Inspirai-me o que fazer para obter a tua glória e a minha própria santificação. Acenda uma luz em minha mente e dai-me discernimento sobre como devo proceder em minha vida. Dai-me respostas para o momento presente, mas que eu jamais coloque em risco o meu futuro com Deus. Afasta para longe de mim o inimigo e traze-me a paz. Faz que eu possa irradiar luz, bondade e amor. Divino Espírito Santo, iluminai-me! Divino Espírito Santo, santificai-me! Divino Espírito Santo, conduzi-me! Amém.


Catequese de Padre Kolbe:

Nossa Senhora apareceu em 1858 a Bernadete Soubirous, que tinha apenas 14 anos. Bernadete morava numa pobre aldeia em Lourdes na França. A mãe de Deus lhe apareceu 18 vezes, entre 11 de fevereiro e 16 de julho.
 
Na última aparição de Nossa Senhora, Bernadete, no auge da felicidade, perguntou-lhe: “Ó Senhora minha, queira dizer-me quem és e como te chamas”.

Então, a celeste Senhora abriu as mãos que mantinha juntas, pousou o rosário na mão direita, estendeu ambas as mãos dobrando-as até o chão e logo as levantou de novo, juntou-as e, dirigindo o seu olhar para o céu, com uma gratidão inexprimível, disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Reflexão:

O Anjo Gabriel disse na Anunciação à Maria: “Ave, cheia de Graça...” (Lc 1,28). Nas palavras do Anjo, a Igreja entendeu todo o mistério e dogma da Conceição Imaculada de Maria. Se Ela é “cheia de Graça”, mesmo antes de Jesus ter vindo ao mundo, é porque Ela foi sempre pura, bela, sem mancha alguma, isto é, Imaculada.

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX declarava dogma da Imaculada Conceição:
A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular Graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha de pecado original, essa foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida, firme e inviolável por todos os féis”. (PIO IX. Ineffabilis Deus, – Dogma da Imaculada Conceição. Bula Papal 1854)

Oração de Padre Kolbe:

“Ó Imaculada, Rainha do céu e da terra, sei que sou indigno de aproximar-me de vós. Sei que sou indigno de venerar-vos, prostrado com fronte no pó; mas, porque vos amo, permito-me suplicar-vos para que vos digneis dizer-me quem sois. Quero ardentemente conhecer-vos, conhecer-vos cada vez mais profundamente e sem nenhum limite, para amar-vos com um ardor igualmente sem limites. Desejo tornar-vos conhecida de outras almas a fim de que por elas, cada vez mais numerosas, vós sejais amada (...)”. Amém.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


Rezemos o Canto de São Bernardo:


“Tu, que te sentes como que arrastado para longe da terra,
ao sabor das ondas deste mundo,
em meio às tempestades e aos furacões,
não cesses de voltar o olhar à luz desta estrela, se não quiseres ser submergido. 

Se ergue o vento das tentações
ou se ergue na tua rota
o escolho das tribulações,
olha a estrela, invoca Maria. 

Se és sacudido pelas ondas do orgulho,
da ambição, da maledicência, do ciúme,
olha a estrela, invoca Maria. 

Se a cólera, a avareza, os desejos impuros
sacodem o pequeno barco da tua alma,
olha Maria. 

Se, perturbado pela enormidade dos teus pecados,
humilhado pelas misérias da tua consciência,
apavorado pelo temor do juízo,
começas a entristecer-te,
a deslizar para o desespero,
invoca Maria. 

Que o seu nome não saia nunca dos teus lábios,
não saia nunca do teu coração.
E, para conseguir o socorro da sua oração,
Não descuides jamais o exemplo da sua vida.

Seguindo-a, estás seguro de não perder-te;
invocando-a, de não desesperar-te;
consultando-a, de não enganar-te.
Se Ela te sustentar, jamais cairás.
Se Ela te proteger, nada terás a temer.
Se Ela te for favorável, alcançarás a meta...”


Consagração a Nossa Senhora:

Virgem Imaculada, Mãe de Deus e da humanidade, acolho-te como dom de Jesus na Cruz e me consagro inteiramente a ti. Ofereço-te toda a minha vida: tudo o que sou, que amo e que tenho para que resplandeça em mim a beleza de Cristo. Ajuda-me a ser dócil ao Espírito e a viver com alegria a minha vocação na Igreja, para colaborar com a tua missão materna e orientar a Deus o coração de cada homem. Tu que guiaste São Maximiliano Kolbe a amar sem medida, ensina-me a ser testemunha do Evangelho e a fazer da minha vida um dom. Entrego-te as pessoas que encontrarei e te ofereço o trabalho, as alegrias e os sofrimentos deste dia.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a ti e por todos quantos não recorrem a ti, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a ti recomendados.


2º Dia: As recomendações da Imaculada


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)


Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “Quem não ouviu falar das aparições da Imaculada em Lourdes, cuja autenticidade é atestada por inúmeros milagres? Como em diversas épocas da humanidade, assim também nos nossos tempos, precisamente no ano de 1858, a Imaculada estendeu a mão aos próprios filhos, perdidos nos turbilhões da incredulidade e da imoralidade... Naquela ocasião, a Imaculada recomendou a todos nós duas coisas: a oração, em particular a reza do rosário, e a penitência”.

“(...) As nossas orações oferecidas a Deus por meio da Imaculada assumem um valor perfeitíssimo, porque Deus já não olha para as nossas imperfeições, mas para a Imaculada. Pelas mãos da Imaculada, Deus aceita a nossa oração não como finita e imperfeita, mas como pura, porque a aceita das mãos de Sua Mãe Santíssima. Dessa forma, quando alguém se dirige à Imaculada com suas preces já está vivendo a devoção à Ela”.

Reflexão:

“Ave Maria”: Que sublime oração! 
“Cheia de Graça”: porque, realmente, não lhe podia faltar nenhuma Graça. Que beleza de plenitude de Graça, cujo excesso desce abundantemente sobre nós, ou, antes, essa plenitude é fonte de Graça para nós.

“O Senhor está contigo”: Realmente, Deus está presente com Ela, e de forma estreita e perfeita. Não é ela uma parte da Santíssima Trindade? Ela faz parte do Deus que é Pai, do Deus que é Filho e do Deus que é Espírito Santo, como Filha, Mãe e Esposa. E onde Nossa Senhora está, Ela traz consigo a Santíssima Trindade.

Oração de Padre Kolbe:

“Adoro-vos, ó Pai Nosso celeste, porque colocastes no seio puríssimo de Maria o vosso Filho Unigênito. Adoro-vos, ó Filho de Deus, porque Vos dignastes entrar no seio de Maria e vos tornastes verdadeiro Filho seu. Adoro-vos, ó Espírito Santo, porque vos dignastes formar no seio Imaculado de Maria o corpo do Filho de Deus. Adoro-vos, ó Trindade Santíssima, por terdes agraciado a Imaculada de um modo tão divino. (…) Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


3º Dia: Maria, Modelo de fé.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)


Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “Quando, pois, nos encontramos em uma dificuldade que não conseguimos superar, ou ainda, alguma tentação começa a atormentar-nos com insistência, não percamos o ânimo, mas dirijamo-nos sempre à Imaculada com plena confiança, como filhos que se dirigem à mãe, e Ela infundirá em nós a luz e a força necessárias, nos aconchegará ao seu coração e adoçará as maiores amarguras...”.

Reflexão:

Nas provas e desafios da nossa existência, Nossa Senhora sempre será o nosso modelo de fé. Isso porque Ela viveu, assim como nós, as mesmas lutas, as dúvidas, indecisões e perdas.
 
Nossa Senhora, que viveu uma vida de doação, de confiança e generosidade, nos inspira a mantermos também em cada momento da nossa vida, tanto nos mais difíceis e marcantes, quanto nos mais alegres e suaves, a confiança no grande Amor que Deus tem por cada um de nós.
  
Sabemos que a Virgem Maria encontrou Graça diante de Deus. Ela que foi escolhida e chamada para ser a Mãe de Deus disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. Foi, por isso, que Ela sendo tão humilde e tão humana tornou-se divina, sendo isenta do pecado, Ela é a toda pura, a Imaculada, e sendo esposa do Espírito Santo, Filha de Deus Pai e Mãe do Deus Filho tornou-se Mãe de toda a humanidade.  Por tudo isso, Ela é o nosso modelo de fé. Ela é nossa irmã no sofrimento e nas alegrias. Ela é a Imaculada!

Oração a São Maximiliano Kolbe:

São Maximiliano Kolbe, “padroeiro de nossos difíceis tempos”, ensina-nos a confiar tudo e sempre à Imaculada, nossa Mãe. Ensina-nos a conquistar os nossos irmãos pela bondade. Ensina-nos a vencer o mal com o bem. Ensina-nos a buscar, em todas as coisas, o lado melhor. O lado mais otimista, o mais bonito, que nos faz corteses e alegres, que nos faz instrumentos da paz. São Maximiliano, ensina-nos a sermos simples e puros como a Imaculada e a levar a paz com o coração e a mente. Amém.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


4 º Dia: Instrumento em suas mãos Imaculadas


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)

Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “A Imaculada deseja estender à humanidade inteira os frutos da redenção operada pelo seu Filho, Jesus Cristo. O seu único desejo é elevar o nível da nossa vida espiritual até às veias da santidade. Ela não realiza sozinha os projetos de ação apostólica, mas procura envolver-nos nesta atividade. Consequentemente, a condição essencial é oferecer-se como propriedade à Imaculada. Somente, então, quando formos perfeitamente obedientes a Ela, nos tornaremos um instrumento exemplar em suas mãos apostólicas”.

Reflexão:

De acordo com a espiritualidade de São Maximiliano, somos chamados não somente para santificar a nós mesmos, mas para conquistar à Imaculada outras almas, ou melhor, o mundo inteiro. Aquele que ama a Imaculada, ou seja, que se consagra a Ela sem nenhuma restrição, sem dúvida, será instrumento em suas mãos. Procuremos não destruir a confiança que Nossa Senhora deposita em nós. Permitamos que Ela nos conduza, porque esse é o caminho mais curto, mais rápido e mais fácil para a santidade. Quem se consagra a Nossa Senhora de forma verdadeiramente perfeita, já alcançou a santidade. Quanto mais perfeitamente se deixa conduzir por Ela, tanto na vida interior quanto na exterior, tanto mais participa da santidade Dela.

Oração de São Maximiliano Kolbe:

“Concedei-me louvar-vos, ó Virgem Santíssima. Concedei-me louvar-vos com o meu empenho e sacrifício pessoal. Concedei-me viver, trabalhar, sofrer, consumir-me e morrer por vós. Concedei-me conduzir a vós o mundo inteiro. Concedei-me contribuir para uma exaltação cada vez maior de vós. (...) Concedei que outros zelem pela vossa exaltação, para que a vossa glória aumente mais profundamente, mais intensamente, como Aquele que vos elevou acima de todos os seres. (...) Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


5 º Dia: A Imaculada é a Mãe Cheia de Graça


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)

Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “É verdade que o único mediador junto ao Pai é Jesus Cristo, que é Deus e homem ao mesmo tempo, através do qual os nossos louvores a Deus se transformam de humanos em divinos e de limitados em infinitos. Não obstante, os nossos atos, mesmo os mais santos e perfeitos, possuem defeitos, e se queremos oferece-los a Jesus Cristo devemos dirigi-los diretamente à Imaculada e doá-los a Ela como Sua propriedade, a fim de que Ela mesma os ofereça a Jesus. Então esses nossos atos se tornarão puros e imaculados e o Pai do Céu os acolherá”. 

Reflexão:

Quem não quer ter Maria Imaculada por Mãe, não terá nem mesmo Jesus como irmão. Em Maria Imaculada, a cheia de Graça, Deus Pai enviou o seu Filho e o Espírito Santo formou Nela o Corpo Místico de Cristo. Mesmo assim, Jesus não foi concebido sem o pleno consentimento da Virgem Maria. Dessa mesma forma acontece com as criaturas humanas, que devem dizer sim à Imaculada sem restrição alguma. Essa entrega incondicional nos ajudará a imitar e a confiar que cada coisa que queremos oferecer a Jesus, deve-se oferecer por meio das mãos da Imaculada. E Ela entregará com certeza ao seu Filho Jesus.

Oração de São Maximiliano Kolbe:

“Ó Imaculada, no seu seio puríssimo, Jesus veio ao mundo como homem. A senhora o nutriu, cuidou Dele e o educou. Da mesma forma, Virgem Maria, nutre a nossa alma com o leite da sua Graça, cuide carinhosamente de nós e nos ensine a ter fé como tiveste quando acolheste Jesus. No seu colo materno a nossa alma quer aprender, conhecer e amar Jesus. Do seu coração Imaculado deixe-nos extrair o amor por Jesus, deixe-nos servi-lo e nos torne semelhantes a Ele por seu amor. Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


6 º Dia: Maria deixa-se conduzir por Deus


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)

Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “A Imaculada é o limite último entre Deus e a criação. Ela é a imagem fiel da perfeição de Deus e da sua santidade. Como o grau de perfeição depende da união da nossa vontade com a vontade de Deus, quanto maior é a perfeição, tanto mais estreita é a união. Dessa forma, a Mãe Santíssima que superou com a Sua perfeição todos os anjos e santos, fez que a Sua vontade fosse unida, no modo mais estreito, com a vontade de Deus. Por isso, Nossa Senhora é exaltada acima de todas as criaturas terrestres e celestes. E Ela, que é Imaculada, foi digna de ser a Mãe de Deus e reina eternamente no Céu”.

Reflexão:

Nossa Senhora por obra de Deus é a mais perfeita entre as criaturas. Nela deu-se a mais perfeita semelhança do Ser Divino em uma criatura humana.

Maria Santíssima nasce do Pai através do Filho e do Espírito. Por isso, a Imaculada nunca teve nenhuma mancha do pecado, o que significa que o seu amor a Deus foi sempre total e sem qualquer defeito. Ela amou a Deus plenamente e esse amor foi totalmente perfeito desde o seu primeiro instante de vida.
 
Por isto, no dia da Anunciação, o anjo dirigiu-se a Nossa Senhora dizendo: “Ave Cheia de Graça, o Senhor é contigo” e ela respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor”.

Nossa Senhora é, portanto, criatura, propriedade, semelhança, imagem, filha e instrumento de Deus. Com plena consciência Ela se deixa voluntariamente se conduzir por Deus, se entrega a Sua vontade, deseja somente aquilo que Ele quer, sem qualquer desvio da própria vontade e da Vontade d´Ele. A união de Nossa Senhora com Deus é tão grande a tal ponto que Ela se torna a Mãe de Deus.

O Pai confia à Imaculada o próprio Filho, o Filho entra em seu seio, enquanto o Espírito Santo forma no Corpo Dela, o Corpo Santíssimo de Jesus.

Oração de São Maximiliano Kolbe: 

“Ó Imaculada, o que devemos pedir-te? Sim, ó Senhora, queremos te pedir com todo amor no coração e com toda a nossa alma que tomes posse o mais rápido possível e de modo total dos nossos corações e do coração de cada um sem exceção. Reina, ó Rainha, sobre todos nós e em todos nós, não somente durante esta peregrinação aqui na Terra, mas por toda a eternidade. Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


7 º Dia: Mãe da Divina Graça


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)

Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “Todos nós sabemos bem que a Virgem Imaculada foi constituída por Deus como a Medianeira de todas as Graças. Na realidade, ninguém se converte ou se santifica sem a Graça de Deus. Por esse motivo, não se pode falar nem de conversão nem de santificação sem o auxílio da Imaculada, que é Mãe da Divina Graça. Também, quanto mais alguém se aproxima desta dispensadora das Graças divinas, tanto mais facilmente se torna santo e contribui para a santificação do próximo”.

Reflexão:

Nós temos uma mãe no céu que é também a Mãe da Divina Graça. Ela foi a primeira discípula de Jesus, a personificação da Misericórdia de Deus, a Imaculada. Portanto, quem é consagrado à Imaculada pertence totalmente à Ela. Dessa forma, segundo São Maximiliano: “se nós somos da Imaculada, então tudo aquilo que é nosso pertence a Ela e Jesus aceita tudo aquilo que vem de nós como se viesse dela, como se pertencesse a Ela”.

Por isso, até os nossos limites e pecados podem ser colocados aos pés da Imaculada. Então, quem se sente atormentado a respeito da vida e dos pecados cometidos no passado ou se sente sem coragem de olhar o que lhe espera no futuro, deve confiar à Imaculada por inteiro a salvação da sua vida, da sua morte e da sua eternidade. Dessa forma, pode viver a paz, a verdadeira felicidade e “o pré-saborear” do paraíso. Para São Maximiliano Kolbe, ser de Maria significa ser instrumento nas mãos dela, as mesmas que acolheram, cuidaram e que seguraram as mãos de Jesus.

Oração de São Maximiliano Kolbe:

“Quem és tu, Imaculada? Fala para mim. Maria, tu és a aurora que anuncia o novo dia. Tu és o sorriso de Deus sobre o mundo. Tu és o esplendor da luz que vence as trevas do pecado e da morte. Tu és o farol que indica o porto da vida. A lâmpada que resplandece ao longo das nossas noites... O abraço que sempre nos aguarda. Tu és Maria a alegria de Deus, a transparência da Sua Graça. Tu és o sonho de Deus sobre a humanidade, que se tornou realidade. Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


8 º Dia: Maria encarnou a Palavra


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)

Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “Maria Santíssima, que é a Imaculada, a bem-aventurada e a mãe de Jesus, confiou na Palavra de Deus. Ela permitiu que Deus agisse na sua vida e que cumprisse Nela grandes coisas. É importante lembrar que Jesus exaltou a maternidade de Maria Imaculada porque Nela refulge toda a bem-aventurança da escuta obediente à Palavra de Deus. Jesus proclamou: bem-aventurados todos aqueles que, como Ela, sabem acolher a Palavra, meditá-la e encarná-la nas situações da vida”.

Reflexão:

Maria está entre aqueles que escutam e colocam em prática a Palavra de Deus. Ela diz ao Anjo Gabriel: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1, 38). E ao escutar os pastores depois do nascimento de Jesus, “Maria guardava todas essas coisas e as meditava em seu coração” (Lc 2, 19). Assim, Maria conservava estas palavras e as meditava como um tesouro no seu coração.

Oração de Padre Luigi Faccenda:


“Ó Virgem da contemplação, quando eu medito e reflito sobre o “Magnificat, a oração mais completa e inspirada do Antigo e do Novo Testamento, sinto o dever de dizer-vos “obrigado” mil e uma vezes pela vossa atitude de escuta, de oração, de silencioso recolhimento, de atenção respeitosa a Deus, aos vossos filhos e aos vossos irmãos. Maria, Tu estás sempre presente, porém discretamente, para não causar perturbação nas pessoas e para não vos sobrepor jamais à ação misteriosa do Senhor. Fazei que na Vossa escola, todo cristão adquira a Vossa própria atitude, desde agora, vivendo intensamente todo momento forte do Espírito Santo. Que estejamos atentos como Vós à ação da Graça, para que a Vossa presença nos ilumine, nos guie nos caminhos da vontade divina. Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


9 º Dia: Consagrados à Imaculada


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo (Conforme 1º Dia da Novena)

Catequese de Padre Kolbe:

São Maximiliano nos diz: “Nós nos consagramos à Imaculada... Todos nós, em cada paixão e ação nossa, pensamentos, palavras, atos, vida, morte, eternidade somos sempre propriedade irrevogável da Imaculada Rainha do céu e da terra. Mesmo se não pensamos nisso, Ela mesma dirige cada ato nosso e predispõe todas as circunstâncias, repara as nossas quedas e nos leva amorosamente rumo ao céu para que, por meio de nós, possamos semear bons pensamentos e afetos, e também, salvar almas e reconduzi-las ao bom Jesus”.

Reflexão:

São Maximiliano Kolbe sempre nos mostra o tamanho dos seus planos, horizontes e o ideal de anunciar a todos a missão de Nossa Senhora, que é a Imaculada Conceição. Também nos apresenta que apesar das nossas fragilidades somos encorajados e consolados crendo que todos os homens são iguais porque sentem emoções, tristezas, dificuldades, alegrias, medos e esperanças. Os que não confiam apenas em si mesmos, mas confiam totalmente na Imaculada, logo após de cada queda humilham-se e purificam-se. Dessa maneira, as quedas se transformam em degraus para alcançar a plena realização de si mesmos sob o olhar de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Oração de São Maximiliano Kolbe:

“Ó Imaculada, eu reconheço que o amor vive e se nutre de sacrifícios. O ápice do amor é o estado no qual o seu Filho entregou a sua vida para morrer na cruz para salvar a humanidade do pecado. Temos confiança em Ti, ó Mãe Imaculada, que intercederá junto a Deus por cada um de nós e que eliminará todos os nossos obstáculos, fraquezas e decepções e os transformará em um bem maior. Amém”.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rezemos o Canto de São Bernardo (Conforme 1º Dia da Novena)


Consagração a Nossa Senhora (Conforme 1º Dia da Novena)


Everenice Schiavon Ara
Voluntária da Imaculada-Padre Kolbe

Comentários

Postagens mais visitadas