Vigília à Imaculada – 2O2O

O “fio vermelho” da vigília é a palavra do Padre Faccenda, lembrando os aniversários deste ano.


Dada a variedade de lugares onde estamos presentes, os cantos ou responsórios ficam à escolha de quem anima a oração, assim como os momentos de silêncio ou participação. Boa oração e santa festa da Imaculada!


Canto


L. 4 Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.


L. 4 Bendito seja Deus, que colocou no coração de cada homem e mulher a sede de encontrá-Lo.

T. Bendito seja o Senhor pelos séculos dos séculos!


L. 4 Bendito seja Deus, que em Seu Filho,  nascido de Maria, deu-nos a estrela que guia a busca por Ele.

T. Bendito seja o Senhor pelos séculos dos séculos!


L. 4 Bendito seja Deus, que derrama o Espírito para renovar o homem e mostrar-lhe o caminho para encontrá-Lo.

T. Bendito seja o Senhor pelos séculos dos séculos!


L. 4 Bendita és tu, Maria, Mãe do Filho de Deus, porque acreditaste na palavra de teu Deus e vistes brilhar em ti, sobre ti por ti a estrela da manhã, Cristo Senhor!

T. Bendito seja o Senhor pelos séculos dos séculos!


Oração juntos:

Eis a aurora que precede o dia,

eis a mãe virgem,

a mulher prometida no início dos tempos,

Aquela que colocou sua morada na vontade do Pai.

 

Nem medo nem recusa

trazem perturbação ao trabalho da graça,

seu coração está cheio de inefável expectativa,

oferecendo a Deus o silêncio em que a Palavra habita.

 

Eis a Virgem noiva, 

Maria, serva e soberana, 

que traz a salvação do mundo em segredo; 

o sangue de Cristo a redimiu, 

mas dele ela é a fonte.


Quem és?

G.Diga-me quem és”, repetiu-lhe com a fé apaixonada do Frei Maximiliano Kolbe. Meu olhar, então, foi atraído pela inscrição sobre a cabeça de Maria: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Por isso ela é: saúde dos enfermos, consoladora dos aflitos, rainha das virgens, auxilio dos cristãos, refúgio dos pecadores, mãe de misericórdia, rainha da paz!  


L. Maria é a filha do Pai Eterno, que a quis e a preparou como um maravilhoso ostensório para trazer o Filho ao mundo. 


L. Maria é a mãe do Redentor, verdadeira mãe que não se contentou em concebê-lo e dá-lo à luz, mas o acompanhou desde o primeiro momento até o último, e ainda o acompanha enquanto conduz cada um de nós ao longo do caminho da vida.


L. Maria é a esposa do Espírito Santo, aquele Espírito que, quando encontra em nós a liberdade para entrar, santifica-nos, liberta-nos do mal e nos dá esperança.


G. Pareceu-me, portanto, perceber em seu ser “Imaculada Conceição” a essência de toda a pessoa de Maria. A imagem da criatura humana que alcançou a perfeita semelhança com Cristo. Maria é o que cada um de nós é chamado a ser, através do caminho diário da fé que ela mesma percorreu. (Padre Faccenda)


Oração Maria Tu és  (solista)

Maria, Tu és a Aurora que anuncia o novo dia...

és o sorriso de Deus sobre o mundo...

és o esplendor da vitória das trevas sobre o pecado e a morte…

Tu és o farol que nos mostra o porto da vida...

a lâmpada que brilha em nossas noites...

o abraço que sempre nos espera...

Tu és a alegria de Deus, a transparência de Sua graça... 

o sonho de Deus para o homem tornado realidade....


G. Maria Tu és…  - podemos acrescentar louvores espontâneos.


L. 4Maria é o que cada um de nós é chamado a ser”, diz o Padre Faccenda, e a partir do documento de 24 de agosto de 2020 podemos tirar algumas expressões do nosso “tornar-se ela”.


L. Maria, a Mulher humilde e forte, Mãe, mestra e irmã é nossa guia, ela nos sustenta com seu testemunho e sua poderosa intercessão. Basta olhar para ela para saber o que fazer e como fazer!


L. Maria é Mãe, e sempre se precisa da Mãe para não se sentir sozinho e abandonado. Somos chamados a ser Maria aqui e agora, a viver sua presença materna e a ser mães de um mundo ferido.


L. Nosso mundo precisa da ternura de uma mãe, e aqui estamos nós com a Consagração a Maria e nossa presença mariana e missionária.


L. Somos chamadas a ser Maria, a viver Maria, a testemunhar Maria, a trabalhar com Maria para o crescimento do Reino, onde quer que Deus nos coloque, onde quer que Deus queira que estejamos, e com o serviço que Ele nos pede. (Documento, 24 de agosto de 2O2O)


Responsório ou canto


A Mulher

G. Eu gosto de ver Maria como João a viu no Apocalipse. Ele vê uma mulher no horizonte, uma mulher extraordinária, vestida de sol: seus pés se apoiam na lua e ao redor de sua cabeça tem uma coroa de doze estrelas. (cfr. Ap 12,1) (Padre Faccenda)


Oração juntas:

Toda bela és, ó Maria!

E a mancha original não há em ti!

Tu, Glória de Jerusalém!

Tu, Alegria de Israel!

Tu, Honra do nosso povo!

Tu, Advogada dos pecadores!

Ó Maria!

Virgem Prudentíssima,

Mãe Clementíssima,

rogai por nós.

Intercedei por nós

ao Senhor Jesus.


L. É claro que nenhuma de nós quer desperdiçar o que o Senhor nos deu novamente com tanta confiança. Em meio às transformações da história, nosso compromisso continua sendo o de enxergar o trigo que cresce no meio do joio, um olhar positivo que nos faz ver as reais possibilidades de bem que estão no mundo e no coração de cada homem/mulher, de cada irmã. Os desafios são e sempre serão muitos, somos chamadas a estar presente com o que somos e temos. (Documento, 24 de agosto de 2O2O)


Responsório ou canto


Vestida de sol

G. O que isso significa? Significa que Maria não tem sombra de pecado: nem original nem atual nem imperfeições. É esta ausência de pecado que lhe dá um esplendor semelhante ao sol. O sol, que é a graça de Deus. E Maria é a “cheia de graça”. Mesmo o cristão se dá conta de que não há lugar para a mentalidade de pecado. Quantas vezes somos tentados a dizer: “O que há de mal nisso, isso não é nada”. Se queremos ser, como Maria, vestidos de sol, recuperemos o esplendor de nosso Batismo, evitemos imperfeições, isto é, aquelas ações ou palavras, que embora boas, não são as melhores. Entre o bom e o melhor, devemos estar sempre prontos para escolher o melhor. E isto pode ser alcançado através de uma intensa vida espiritual. (Padre Faccenda)


L. 4 Contemplando a Imaculada, aclamemos juntos:

T. És bela, ó Maria, em tua concepção, és imune a toda mancha de pecado.


L. 1 Toda envolta no fulgor da graça divina.

T. Bela como a lua, fúlgida como o sol.


L. 1 Toda nossa, e toda do Senhor.

T. Bela como a lua, fúlgida como o sol.


L. 1 Toda resplandescente de esplendor e de paz.

T. Bela como a lua, fúlgida como o sol.


L. 1 Humanidade plenamente habitada pela pureza da vida.

T. Bela como a lua, fúlgida como o sol.


L. 1 Humanidade que louva e busca o seu Criador.

T. Bela como a lua, fúlgida como o sol.


Pequena pausa de silêncio


L. 4 Elevemos a Deus a nossa oração, dizendo: 

T. Interceda por nós a Virgem Imaculada.


L. 2 Ajuda-nos, Senhor, a escolher o bem e a segui-lo…

L. 3 Ajuda-nos, Senhor, a enxergar o mal e a fugir dele…

L. 2 Ajuda-nos, Senhor, a viver na tua graça…

L. 3 Ajuda, Senhor, os jovens a crescer na tua amizade…

L. 2 Ajuda-nos, Senhor, a conservar a unidade e a concórdia…


G. Podemos fazer orações espontâneas.


L. Senti muita fome e sede da Palavra e da Presença de Deus, buscada na oração, na meditação e na contemplação. Tantas perguntas e tantos silêncios, habitados por uma proposta de um “além”, que ainda tenho dificuldade de entender. Um “além” na forma de rezar, um “além” em minha maneira de viver a espiritualidade, um “além” em ser uma presença ao lado dos irmãos. (Documento, 24 de agosto de 2020)


Responsório ou canto


A lua sob os seus pés

G. Isso pode significar que Maria não faz desta terra e das coisas da terra seu propósito, ela sabe que “não temos aqui uma cidade estável, mas buscamos a cidade futura”. (Heb 13,14) É assim que eu quero ver o cristão de hoje, que olha além das coisas deste mundo, para as do futuro. Se olharmos para o objetivo, seremos capazes de adquirir um novo espírito, cheio de ardor e criatividade. (Padre Faccenda).


Canto para ouvir a palavra de Deus


Apocalisse 21,1-5:

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas”.


Breve silêncio


L. Deixemo-nos interrogar pela história. Talvez seja necessário encontrar maneiras de encorajar o intercâmbio de idéias, projetos, problemas que a humanidade vive e estimular a contribuição de todas para buscar e encontrar respostas adequadas para as  situações sempre novas que a vida apresenta. Conversão dos “projetos” às pessoas.

L. Experimentamos uma nova maneira de estar presente e próximas: escuta, consolo, proximidade, intercessão. Uma bela “simplicidade criativa” na tentativa de manter nossa dimensão missionária viva e ativa também de outras formas. (Documento, 24 de agosto de 2O2O)


Silêncio


Responsório ou canto


E na cabeça uma coroa de doze estrelas

G. Estas estrelas podem representar todas as virtudes da Virgem Maria. É claro que muitas delas lhe terão sido dadas gratuitamente por Deus, mas as outras ela conquistou através do exercício diário das virtudes teologais: fé, esperança, caridade. Depois, as virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza, temperança.  E as virtudes morais: humildade, pureza, etc… (Padre Faccenda)


L. 4 A fé

L. 1 Talvez não como vento ou fogo, mas como uma brisa suave (cf. 1 Reis 19,11-13); fé que não se toca e não se sente até que a encontramos diante de nós com admiração e talvez nem mesmo a reconhecemos; demos-lhe espaço porque uma parte de nós foi tirada, a segurança se dissolveu e a plenitude da alegria chegou. (Padre Faccenda)


L. 4 Peçamos o dom da fé com uma Ave Maria (rezada ou cantada).


L. 4 A esperança

L. 2 Às vezes somos tentados a nos perguntar: “Meu trabalho, meu apostolado, servirá para alguma coisa?”, ou: “Será verdade que aquela pessoa pode mudar?”. Nunca deve faltar a esperança porque ela se fundamenta na certeza do Cristo ressuscitado. A esperança dá ao homem um caráter diferente, fazendo-o superar o pior veneno da atualidade: o pessimismo. (Padre Faccenda)


L. 4 Peçamos o dom da esperança com uma Ave Maria (rezada ou cantada).


L. 4 A caridade

L. 3 Gostaria de aproximar a “mulher vestida de sol” da caridade. Ela “gritava de dor em trabalho de parto” (Ap 12,2). Parece-me que a partir disso podemos entender que se retribui o amor de Deus amando sem estabelecer limites, e se salva os irmãos dando a própria vida. (Padre Faccenda)


L. 4 Peçamos o dom da caridade com uma Ave Maria (rezada ou cantada).


L. As pessoas olham para nós com tanta expectativa e que nossa atitude de escuta, que chamamos de “ministério do consolo”, é o que elas esperam de nós. 

L. Em nível pessoal, tentei viver tudo isso no espírito de nossa consagração a Deus “nas condições ordinárias do mundo”, compartilhando com as pessoas essa “ordinariedade excepcional” e tentando me sintonizar ainda mais com Maria na simplicidade de sua vida em Nazaré, transbordante de “Presença”, unindo-me à seu modo de escutar, acompanhar e interceder. (Documento, 24 de agosto de 2O2O)


Responsório ou canto


O SINAL DO AMOR (solista)

O amor morava numa casa assoalhada de estrelas e toda enfeitada de sóis.

E então o amor queria uma casa mais linda para si!

- Que estranha mania essa do amor!

E fez a terra, e na terra fez a carne, e na carne soprou a vida,

e na vida imprimiu a imagem da sua semelhança.

E a chamou de ser humano.

E, dentro do peito do ser humano, o amor construiu a sua casa,

pequenina, mas palpitante, inquieta e insatisfeita com o próprio amor.

E o amor foi morar no coração do ser humano

e coube todinho lá dentro,

porque o coração do ser humano foi feito para o infinito.

(Anonimo brasileiro)


G. Uma consideração que me vem naturalmente sobre Maria é esta: como é que depois de vinte séculos seu nome ainda é invocado, por famílias e indivíduos, nos grandes santuários ou nas pequenas paróquias?  Certamente, Maria é Mãe de Deus. E daí surge sua importância e sua missão na vida da Igreja e de todo cristão. Mas, refletindo sobre a história da salvação, eu gosto de pensar que Maria é amor. Maria não sabia que ela era aquela de quem o Amor havia falado no paraíso terrestre, aquela que devia unir novamente os anéis de um único amor: aquele que premiaria os justos do passado e que triunfaria no final dos tempos. Maria não sabe. Mas, através das Escrituras, ela sabe que deve viver de amor e a isso dedica todo o seu coração. (Padre Faccenda)


Oração do Papa Francisco:


L. 1 Ó Maria, Nossa Mãe Imaculada,

hoje venho a ti, e não venho sozinho:

trago comigo todos aqueles que o teu Filho me confiou,

nesta Cidade de Roma e no mundo inteiro,

para que Tu os abençoes e salves dos perigos.

Trago-te, Mãe, as crianças,

especialmente quantas estão sozinhas, abandonadas,

e que por isso são enganadas e exploradas.


L. 2 Trago-te, Mãe, as famílias,

que mantêm a vida e a sociedade

com o seu compromisso diário e escondido;

de modo particular as famílias que têm mais dificuldade

devido a tantos problemas internos e externos.

Trago-te, Mãe, todos os trabalhadores, homens e mulheres,

e confio-te sobretudo quem, por necessidade,

se esforça por desempenhar um trabalho indigno

e quem perdeu o trabalho ou não o consegue encontrar.


T. Temos necessidade do teu olhar imaculado

para voltar a ter a capacidade de ver as pessoas e as coisas

com respeito e reconhecimento, 

sem interesses egoístas nem hipocrisias.

Temos necessidade do teu Coração imaculado,

para amar de maneira gratuita,

sem segundos fins, mas procurando o bem do próximo,

com simplicidade e sinceridade, 

renunciando às máscaras e aparências.


L. 3 Temos necessidade das tuas mãos imaculadas,

para acariciar com ternura,

para tocar a carne de Jesus

nos irmãos pobres, doentes, desprezados,

para levantar quem caiu e sustentar quantos vacilam.

Temos necessidade dos teus pés imaculados,

para ir ao encontro de quem não sabe dar o primeiro passo,

para caminhar pelas veredas de quantos se perderam,

para ir encontrar as pessoas sozinhas.


T. Agradecemos-te, ó Mãe, porque mostrando-te a nós

livre de todas as manchas de pecado,

Tu nos recordas que antes de tudo há a graça de Deus,

há o amor de Jesus Cristo que entregou a vida por nós,

há o vigor do Espírito Santo, que tudo renova. 

Amém.


L. Certamente terá custado a Maria esquecer seu próprio projeto de vida, para abraçar o que Deus havia escolhido para ela. Custa também pra nós deixar uma vida que nos parece de paz, serenidade, liberdade... Mas se Deus nos chama para algo que não tínhamos previsto, será que queremos negar-lhe um amor que será a fonte de muito mais amor, que permitirá que outros irmãos e irmãs tenham a salvação? Não vamos dizer não a Deus. Teremos Seu amor, Sua amizade, nesta vida e a vida eterna. Seguindo o amor de Deus, experimentaremos quanta alegria Ele pode nos dar nesta terra. Uma alegria profunda, interior, na certeza de que estamos em Deus. Na certeza de que com Ele seremos artífices da salvação de muitos, muitos corações. Seremos artífices do amor em todo o mundo. (Padre Faccenda)


O padre (juntos):

Se acreditas, como Maria acreditou,

se amas, como ela amou,

se fores coerente como ela foi coerente,

se fores perseverante como ela foi;

então também tu, pequena florzinha frágil,

poderás realizar essa grandeza de amor 

para o qual o Pai te criou.

Amém.


L. 4 Olha, ó Pai, para tua humilde serva, a Virgem Maria, que está diante de ti revestida da glória de teu Filho e adornada com todas as virtudes e dom do Espírito; por sua intercessão, concede-nos seguir o que é verdadeiro e justo aos teus olhos, para alcançar a fonte da beleza eterna e do amor santo.

Por Jesus Cristo, nosso Senhor...

T. Amém.


Canto


Fonte: MIPK

Comentários

Postagens mais visitadas