A Palavra de Deus é a luz do mundo

Entendendo a Bíblia

Sempre é bom fazermos uma reflexão a respeito da Palavra de Deus. Primeiramente precisamos entender que Deus nos ama infinitamente e que por isso deseja sempre ficar conosco e se comunicar. Assim, mesmo sem pedirmos, Deus nos acompanha em todos os momentos da nossa vida, sejam eles felizes ou tristes.

Foi por esse motivo que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, quis se comunicar com os profetas, os reis, os sacerdotes e com as pessoas escolhidas, os apóstolos, que tiveram muita intimidade com Ele. 

Em especial os apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo, puderam transcrever com palavras humanas o mistério, os fatos e as palavras edificantes, repletas de amor e de esperança que saíam do coração de Jesus.

Da mesma forma, Deus, também nos escolheu antes mesmo da criação do mundo para sermos suas testemunhas e levar a todos os confins da terra os seus ensinamentos. 

Temos uma história para contar

E foi dessa forma que a experiência do povo de Deus foi transmitida de geração em geração. Cada cristão que vive a sua vida com Deus tem uma experiência e uma história para contar. Essa herança foi transmitida pelos pais e avós aos seus filhos e netos dando assim uma continuidade à fé cristã até os nossos dias.

Hoje, mais do que nunca, vivemos numa sociedade fraca no compromisso com Deus e com a sua Igreja, vivendo descompromissadas com as regras do amor, da solidariedade, da fraternidade e do respeito ao próximo. Nas regras da vida vale tudo. Tudo é possível e mesmo não sendo natural nos esforçamos para ver todas as coisas com naturalidade.

Agora, mais do que nunca as crianças, adolescentes e jovens precisam do testemunho de fé da sociedade, da família, das pessoas que vivem os ensinamentos e preceitos da nossa Igreja, que é rica em história e tradição.

Por muitas vezes os homens traíram a vontade de Deus, mas ele não desistiu de ser o melhor lugar em que os homens se tornam verdadeiramente humanos e podem continuar a escrever a sua história.

Deus se revela

Deus se revela à humanidade de várias formas. Em muitos tempos e lugares as histórias sagradas foram contadas. Os primeiros cristãos os transmitiam pela tradição oral, muito antes que outros textos originais fossem escritos. Somente mais tarde é que estes ensinamentos passaram a serem organizados.

Portanto, a Palavra de Deus dá ao homem conhecimento e discernimento para confiar nela, como nos apresentam os testemunhos dos primeiros cristãos.

Água que sacia a sede

Por isso, podemos dizer que a Palavra de Deus é viva, porque ela nos plenifica e nos fortalece no caminho que temos que percorrer.

A nossa alma tem sede de Deus e é na fonte cristalina da Bíblia que podemos saciar-nos da verdadeira água, da água viva.

Para conhecer a Deus e entendermos melhor o amor do Pai que em Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, veio nos revelar, foi nos dada a Bíblia, expressão humana da linguagem divina que se revelou e continua se revelando.

Abandonar-se em Jesus

A Palavra de Deus é segurança na nossa vida, mesmo quando não temos todas as respostas. Santa Teresa de Calcutá testemunha essa realidade com as seguintes palavras: “Se há alguma coisa que Jesus exige de mim é que eu me abandone a ele, que eu só confie nele, que me dê a ele sem reservas. (...) Não devemos tentar controlar a ação de Deus. Não devemos contar as etapas da viagem que ele quer que façamos. Mesmo quando eu me sinto como um barco à deriva, devo entregar-me totalmente a ele.”

Dificuldades de crer em Deus

Estamos vivendo tempos de muita tecnologia. Por meio dela, de maneira mais eficaz, em segundos nos conectamos com pessoas que vivem distantes, em extremos longínquos do nosso planeta.

Mesmo assim, um número muito grande de pessoas espalhadas pelo mundo nunca ouviu sequer falar em Deus. Outras, ainda, têm uma falsa ideia sobre Ele. Também há pessoas que vivem no pecado e não sabem amar, respeitar e perdoar e não conseguem compreender que Deus é Amor.

Por isso, como nos diz o Papa Francisco, “a aceitação do primeiro anúncio, que convida a deixar-se amar por Deus e amá-lo com o amor que Ele mesmo nos comunica, provoca na vida da pessoa e nas suas ações uma primeira e fundamental reação: desejar, procurar e levar no coração o bem aos outros.”

Que os meios de comunicação sejam um modo eficaz de fazer crescer a comunhão da família humana. Que eles consigam dar oportunidade ao encontro e à solidariedade entre todos os homens. Que todos possam descobrir o valor da fé e a beleza do encontro com o Deus da Vida.

Importância da Bíblia 

A Bíblia, chamada de Sagrada Escritura, possui tudo o que devemos saber sobre Deus. Por meio dela Deus diz ao homem que o ama. Quando lemos a Bíblia é como se Deus tivesse nos falando, ou mesmo, nos escrevendo uma linda carta de amor. Por meio das suas mensagens Deus nos desafia a fazermos o mundo que vivemos um lugar melhor.

Um grande desafio

O Papa Francisco nos desafia da seguinte forma: “O que aconteceria se tratássemos a Bíblia da mesma maneira com que tratamos o nosso celular? Quando o esquecemos em casa, voltamos para pegá-lo e o temos sempre à mão para ler as suas mensagens. Já pensou se assim também agíssemos com a Bíblia: ler as mensagens de Deus, como lemos a dos celulares?”

A maneira como a Bíblia foi escrita

A Bíblia está dividida em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Que tal conhecer um pouco mais sobre a Bíblia?

Antigo Testamento

O Antigo Testamento relata que Deus criou o mundo, o céu e a terra a partir do Amor. Também que Deus criou as pessoas e como, pelo pecado, elas se afastaram de Deus.  Mas, Ele não as deixou sozinhas e as conduziu por um caminho de ternura. 

Deus também nos deu os Dez Mandamentos para nós obedecermos e sermos felizes. Além disso, mandou os profetas, homens sábios, que com os seus ensinamentos tornaram a vontade de Deus conhecida. Por fim, os profetas anunciaram a vinda de Jesus Cristo, o Messias.

Novo Testamento

O Novo Testamento fala de Jesus Cristo. Jesus foi gerado no seio de sua mãe, a Virgem Maria, por obra do Espírito Santo. Ele viveu, foi criado e cuidado por Maria e por José, a Sagrada Família.

No Novo Testamento conhecemos Jesus, que cresceu e se tornou homem, que curou os doentes, perdoou os pecados, ressuscitou os mortos. Também Jesus nos ensinou a amar os nossos inimigos. 

Jesus sofreu, foi torturado, crucificado e morreu por nós. Mas Ele venceu a morte e ressuscitou. Depois nos enviou o Espírito Santo se tornando o Senhor da sua Igreja.

Deus conduz a nossa vida

Podemos dizer que Deus conduz a nossa vida e nos mostra o caminho. Mas, somos livres. Não somos como máquinas, que são conduzidas contra a nossa vontade. Deus nos deu liberdade para escolher o bom caminho ou o mal caminho, ou seja, sempre podemos optar pelo bem, pelo amor, pela felicidade.

Por meio da oração e da Palavra de Deus, rezada e meditada, podemos sentir Deus em nossa vida. Muitas vezes podemos ouvir a sua voz por meio da nossa consciência. Deus se revela também nas pessoas que nos ajudam e nas que ajudamos, pelas experiências belas e até as dolorosas.

A Bíblia é única

A Bíblia é o livro mais divulgado do mundo. Nenhum outro livro foi traduzido tantas vezes para diferentes idiomas. A Sagrada Escritura nos motiva a buscar o bem, a amar a Deus e ao nosso próximo. Ela não pode ficar fechada na estante de livros. Ela faz parte da nossa oração diária, da meditação da Palavra de Deus, da reflexão da fé. A Bíblia nos dá alegria porque por meio dela aprendemos que Deus existe e nos dá Vida.

Todos somos chamados

Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus. Isso renova em cada ser humano, que conheceu Deus, que ninguém deve renunciar ao seu compromisso de evangelizar, porque se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus, precisa transmiti-la com ardor.

Por isso a Palavra de Deus deve ser difundida, pois Deus nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força e dá sentido à nossa vida. Aquilo que descobrimos, aquilo que nos ajuda e dá esperança, deve ser comunicada indistintamente e o quanto antes aos outros.

Local privilegiado de encontro com Deus

A Igreja nos convida a participarmos da Santa Missa como local privilegiado de encontro com Deus. Na Celebração Eucarística, Jesus se faz verdadeiramente presente, como ele mesmo instituiu por meio da consagração do Pão e do Vinho que se tornam o seu Corpo e o seu Sangue, ou seja, recebemos toda a divindade de Cristo na Eucaristia. Também podemos vivenciar o grande mistério em que Jesus se torna presente pela Eucaristia no meu coração e no coração de outros homens e mulheres em todos os cantos do mundo, por exemplo, na Ásia, África e na Europa.

Por isso, se faz urgente que Jesus seja conhecido e amado, especialmente aonde se passa por fome, pobreza, escravidão e guerras.

Everenice Schiavon Ara
Voluntária da Imaculada-PadreKolbe

Comentários

Postagens mais visitadas