Voar cada vez mais alto

Está chegando o final da minha experiência na Itália! Foram nove meses  de aprofundamento do nosso carisma. Cheguei em 09 de outubro e retorno no Brasil dia 15 de julho. Vivi momentos fortes em que alimentei a minha vida espiritual e de comunhão, aprofundei  minha vida missionária e solidifiquei minhas raízes. Minha bagagem está plena de conhecimento, aprendizado e sobretudo estou reavivada.

Essa experiência foi possível porque sigo os passos de três grandes santos, pessoas valentes que, com a simplicidade e o sacrifício de suas vidas, um dia, abriram caminhos e fizeram estradas  para que hoje eu pudesse passar e mergulhar nessa nascente e provar em profundidade o amor misericordioso do Senhor. Estas três pessoas são: Maria, São Maximiliano Kolbe e Padre Luigi Faccenda.

Fazer a experiência de descer em profundidade me fez descobrir os meus dons, me desprender dos medos e obter asas para voar cada vez mais alto com a liberdade de um pássaro e proclamar o quanto o Senhor me ama, nos ama.

Agradeço a Deus e ao Instituto na pessoa da Diretora Giovanna Venturi, por me permitir de viver essa experiência, pela atenção, disponibilidade, paciência e por ter sempre ouvidos e o coração abertos, prontos para escutar e como seta, apontar o caminho orientando tudo e colocando nas mãos do Senhor. Agradeço a missionária Elisabetta Corradini, responsável pelas professas temporárias que, através do seu testemunho e amor à vida consagrada me acompanhou, me ajudou a crescer na vida spiritual e humana.

Agradeço de coração as três comunidades do Vilaggio - Bologna (casa Mãe, onde tudo começou). A comunidade apostólica que foi uma escola onde aprendi a ver, não o que os meus olhos querem me mostrar, mas olhar as coisas e as pessoas com os olhos de Deus. Pois creio que Deus vê, o que ainda não somos, mas podemos nos tornar. Eis a beleza do nosso carisma, pois com isso, quero dizer que o Senhor trabalha  no contrário da minha vida, naquilo que não vejo, aos poucos Deus se revela.

Agradeço a comunidade Padre Kolbe onde ficam as missionárias que tem como apostolado a coisa mais sublime que é a oração, ou seja, rezam pela nossa missão e apostolado e mantém viva as raízes do Instituto, através do exemplo de vida, oferta e por manter viva e presente as palava de Padre Luigi Faccenda, através da historia, dificuldades,  alegrias  e continuidade da nossa missão. Me ajudaram a aprofundar minhas raízes e levar tudo na oraçao, dizia São maximiliano: “a oração faz renascer o mundo”, e posso acrescentar, o mundo externo, interno, a nosso redor... foi isso que experimentei.

Agradeço a comunidade do Cenáculo Mariano. A cada criança das famílias que participavam do encontro uma vez ao mês e aos jovens da Milícia: Massimiliano Bonfiglioli, Cristina, Emily, Gianluca, Elisabetta Corzani, onde preparávamos brincadeiras, jogos, filmes, catequese, atividades várias para as crianças. Brincávamos juntos, enquanto os pais das crianças faziam encontro de formaçao humana e espirtual. Aprendi muito com esses super educadores, em especial que eu tenho o dom para trabalhar com as crianças.

Agradeço a cada grupo de vida fraterna: Palermo, Verona,  Roma, Pian del Voglio, Polônia e Luxemburgo, que me acolheu durante essa experiência e dividiu comigo o tempo,  a vida, o apostolado e a oração.

À Paroquia São Martinho em clausula na pessoa de Don Giuseppe, por cada jovem e  paroquiano que me acolheram com tanto afeto e me doaram tanta alegria.

Enfim, por cada pessoa que encontrei, por cada experiência que fiz e pessoas que conheci. Voluntários, benfeitores, todos, pois tenho medo que falte alguém.

Tenho no coração muita gratidão por essa experiência, peço a Deus a graça de colocar tudo o que recebi a serviço dessa família consagrada e de onde o Senhor me chama, afinal, consagrei minha vida ao Senhor!

Que a graça de Deus e a força do Espírito Santo guie nossos passos e missão. Até logo, pois é  agora que começa a missão no mundo! Um abraço a todos.

Josimara Francisca dos Santos - Missionária da Imaculada Padre Kolbe
Campo Grande - MS

Comentários

Postagens mais visitadas