Novena a São Maximiliano Kolbe 2024

Introdução

Este ano, a novena e a vigília de São Maximiliano Kolbe serão baseadas no livro "Le svolte della vita", de Roberto Parmeggiani, e nas reflexões do Papa Francisco.

Convidamos você a viajar pelos lugares que viram Maximiliano Kolbe como protagonista de viradas decisivas. Será uma oportunidade de refletir mais amplamente sobre nossa vida, não para copiar seu caminho, mas para nos inspirarmos nos sinais de seu amor.

Os lugares de Maximiliano se tornam um convite e uma verdadeira proposta: sonhar sem limites, saltar mesmo quando não temos tudo claro, inovar tornando contemporâneo o que é eterno, valorizar o imprevisto, buscar sempre o essencial, favorecer um desenvolvimento que tenha sempre a pessoa humana no centro, ser sempre atraído por novos horizontes, esperar contra toda esperança e viver plenamente nossa missão.

A São Maximiliano confiamos especialmente os jovens que estão buscando seu projeto de vida, sua vocação. Nós também queremos renovar a nossa e deixar que a vida nos surpreenda. Mantenhamos nossos corações abertos e disponíveis para o Espírito, para o caminho que estamos fazendo como Instituto neste tempo de mudança, de busca, de processos, de experimentação, de sempre procurar novos horizontes.

Esquema para todos os dias:

Oração inicial: A são Maximiliano pelos jovens

São Maximiliano, queremos abrir o nosso coração a ti, para que possas fazê-lo arder de amor e paixão pelo Reino que motivou toda a tua vida e que te colocou em caminho no mundo. Desejamos, a teu exemplo, entregar nossa vida a Jesus, pelas mãos de Maria, e caminhar com confiança e esperança para sermos testemunhas do Deus da vida.

Acreditamos que o teu ideal de vida e missão pode conquistar o coração de muitos jovens que estão longe de Deus. Que possamos ajudá-los a descobrir o amor misericordioso do Pai e a alegria de uma vida doada. Amém.

Reflexão de cada dia

Intenção e/o gesto

Canto final


O lugar do sonho

Você já viu em um sonho o que gostaria para sua vida? Assim como Maximiliano Kolbe, você certamente pode indicar o lugar onde isso aconteceu. É a partir daí que você sempre pode recomeçar e encontrar inspiração para seu caminho. O início é muito importante! Ele contém em si, como uma pequena semente, tudo de belo que pode florescer no decorrer da vida.

Palavra de Deus: Lc 5, 3-9

Jesus subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”. Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas, por causa de tua palavra, lançarei a rede”. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.

L1: Pabianice é o lugar do sonho, que vê o primeiro evento extraordinário da vida de Raimundo se realizar. Pabianice é identificada como o trampolim de onde Maximiliano alçará voo. Ele recebe um convite: Maria lhe oferece uma escolha entre dois estilos de vida, dois objetivos, dois sonhos. E ele, como qualquer criança diante de algo belo e irresistível, não escolhe um, mas aceita os dois. Inconsciência? Coragem? Sonho?

L2: Aqui ele receberá sua primeira comunhão e, depois de conhecer os Frades Menores Conventuais durante uma missão, descobrirá seu desejo pela vida consagrada. É o lugar do sonho e do desejo: o de viver plenamente essa vida e fazê-lo com Maria, que, na primeira proposta, o fará seguir muitas outras.

Papa Francisco

Não renunciemos aos grandes sonhos. Não nos contentemos em fazer apenas o que é devido. O Senhor não quer que restrinjamos os horizontes, não nos quer estacionados nas margens da vida, mas correndo para metas altas, com júbilo e ousadia. Não fomos feitos para sonhar os feriados ou o fim de semana, mas para realizar os sonhos de Deus neste mundo. Ele tornou-nos capazes de sonhar, para abraçar a beleza da vida. Se tens sonhos de verdadeira glória – não da glória passageira do mundo, mas da glória de Deus –, esta é a estrada. (Festa de Cristo Rei 2020).

Existe um lugar físico ou simbólico em minha vida onde descobri o sonho ao qual desejava me entregar? Estou seguindo meu sonho?

Intenção e gestos:

Jesus, nós te pedimos por todos os jovens, para que deixem seus sonhos ganharem vida e se sintam encorajados a tomar decisões. Que não olhem para a vida de uma sacada e confundam felicidade com viver atrás de uma tela, mas mantenham vivos os sonhos que os lançam ao anúncio de uma vida que vale a pena ser vivida.

Gesto: Fazer memória do sonho pessoal (escrever) e do Instituto (imprimir).


O lugar do Salto

A vida é cheia de mudanças importantes. Se prestarmos atenção ao que ela nos apresenta, poderemos continuar a realizar nosso sonho. Cada etapa é como um salto que exige decisões, coragem e confiança e, graças a isso, nos faz crescer e amadurecer como pessoas. Como o jovem Maximiliano em Leópolis.

Palavra de Deus: Mc 10, 46-52

Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Chamaram o cego, dizendo-lhe: “Coragem! Levanta-te, ele te chama”. Lançando fora a capa, o cego ergueu-se de um salto e foi ter com ele. Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” “Rabôni”, respondeu-lhe o cego – “que eu veja!”. Jesus disse-lhe: “Vai, a tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

L1: Leópolis pode ser identificada como "o lugar do salto". No momento de iniciar seu noviciado, Kolbe se pergunta se a vida religiosa é realmente sua vocação ou se deveria se alistar no exército para libertar a Polônia. Maximiliano, depois do encontro com sua mãe, decide "saltar", lançar-se e viver plenamente sua vocação. Um salto que pressupõe uma escolha e, portanto, um risco. Um salto que mudará a história de todos.

L2: Maximiliano nos ensina que podemos confiar em Maria, que podemos segurar sua mão antes de cada salto, confiantes de que ela nunca nos largará e saltará conosco.

Papa Francisco

“E perante um desafio, como numa encruzilhada, sempre é preciso escolher, entrar em jogo, arriscar, decidir. Mas isto requer uma boa estratégia: não se pode improvisar, vivendo só por instinto ou circunscrito a cada instante! E como se faz para preparar-se, treinar a capacidade de escolher, a criatividade, a coragem, a tenacidade? Como aperfeiçoar o olhar interior, aprender a julgar as situações, a captar o essencial? Trata-se de crescer na arte de se orientar nas escolhas, de tomar as justas direções. (Papa Francisco aos jovens em Awali).

❖ Que salto o Senhor está me chamando para dar hoje? Quero me arriscar?

Intenção e gesto:

Rezemos por tantos jovens que hoje estão sentindo o chamado de Jesus e estão em um processo de discernimento, para que possam dar o salto necessário para mudar sua história e, assim, realizar sua vocação.

Gesto: escrever os nomes dos jovens que conhecemos e que estão em processo de discernimento.


O lugar da inovação

Quando chegou a Roma, Maximiliano tinha 18 anos de idade. Ele permaneceu lá por sete anos, completando sua formação como frade franciscano, até ser ordenado sacerdote em 1918. Em 1917, foi o protagonista de um evento que mudaria sua história e a de milhões de pessoas: a criação da Milícia da Imaculada.

Palavra de Deus: Lc 5, 36-39

Propôs-lhes também esta comparação: “Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres; e entornará o vinho, e os odres se estragarão; mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: “O vinho velho é melhor”.

L1: «Depois de ter amadurecido seu projeto, ele o expressou a alguns de seus companheiros mais próximos que compartilhavam suas ideias... "É possível que nossos inimigos trabalhem tanto e que nós fiquemos ociosos, rezando ao máximo, mas sem nos comprometermos, sem ação?”». Eles fundaram a Associação Milícia da Imaculada: leitura do programa, aprovação e assinatura, poucas e pequenas ações que em si já traziam a essência do que se tornaria aquela experiência de fé e oferta a Maria.

L2: Roma é o lugar da inovação no qual o Padre Kolbe colocará, com coragem e confiança, as bases de todas as suas ações futuras. Uma inovação enraizada no passado e na contínua novidade da mensagem do Evangelho, que é atualizada por meio de linguagem e instrumentos contemporâneos.

Papa Francisco

Nem sempre um jovem tem a possibilidade de decidir a que vai dedicar os seus esforços, em que tarefas vai empregar as suas energias e a sua capacidade de inovação. Com efeito, aos próprios desejos e mesmo às próprias capacidades e discernimento que a pessoa pode maturar, sobrepõem-se os duros limites da realidade. É verdade que não podes viver sem trabalhar e que, às vezes, tens de aceitar o que encontras, mas nunca renuncies aos teus sonhos, nunca enterres definitivamente uma vocação, nunca te dês por vencido. Continua sempre a procurar, ao menos, modalidades parciais ou imperfeitas deviver aquilo que, no teu discernimento, reconheces como uma verdadeira vocação. (Christus Vivit, 272).

➔ Diante da necessidade do bem e da solidariedade, sinto-me chamado/a e desafiado/a?

➔ Como me comprometo concretamente?

➔ De que maneira posso ser inovador/a?

Intenção:

Senhor, nós te pedimos para que os jovens tenham a coragem de empregar todo o seu potencial e talentos para se lançarem com fidelidade criativa na construção de novos tempos e, assim, deixarem um sinal que marque a sua história e a dos outros.


O lugar do imprevisto

Para qualquer pessoa que já tenha jogado Monopoly – o famoso jogo de tabuleiro em que os participantes precisam comprar terrenos e depois construir casas ou hotéis – um das casinhas mais temidas é a dos imprevistos. Se você cair nela, um cartão cinza o aguardará com um imprevisto, geralmente infeliz. Entre eles, talvez o mais conhecido diz: "vai diretamente para a prisão". Nesse momento, o jogador tem de ficar na casa da "prisão" sem poder participar do jogo. Pensando no período que o Padre Kolbe passou em Zakopane, acho que foi, nas devidas proporções, como um evento imprevisto no estilo do Monopoly.

Palavra de Deus: Mt 14, 24-33

Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: “É um fantasma!” – disseram eles –, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”. Pedro tomou a palavra e falou: “Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!”. Ele disse-lhe: “Vem!”. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”. Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. Então, aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: “Tu és verdadeiramente o Filho de Deus.”

L1: As coisas estavam indo bem até que uma tuberculose, provavelmente um pouco negligenciada, leva o Padre Kolbe a se recuperar em um sanatório na cidade de Zakopane, com a obrigação de não mais trabalhar na milícia. Esse é o acontecimento imprevisto em um caminho que parecia levar ao sucesso, ao crescimento contínuo. Era o melhor momento! Por que Maria iria querer isso? Maximiliano não sabe, mas obedece.

L2: Essa cidade nas montanhas é o lugar do imprevisto que, de forma inesperada, o força a mudar seu caminho, a descobrir que nossa vontade, embora justa, não pode controlar tudo e que o único caminho que somos chamados a seguir é o da confiança e da colaboração com o plano de Deus. É justamente nessa pausa imprevista que ele descobre o quanto é importante para ele e para sua obra ser um instrumento nas mãos de Maria, um aspecto central para o futuro de toda a missão.

Papa Francisco

Pensem no que acontece quando alguém está cansado, não tem vontade de fazer nada, “joga a toalha” porque não tem vontade de continuar e então desiste, deixa de caminhar e cai. Acham que uma pessoa que cai na vida, que tem um fracasso, que inclusive comete erros graves, fortes já está acabada? Não... O que é que se deve fazer? Levantar-se. E tem uma coisa muito bonita que queria que hoje levassem como recordação. Os alpinistas que gostam de subir montanhas têm um ditado muito bonito que diz assim: Na arte de subir a montanha, o que importa não é não cair, mas sim não permanecer caído. (Vigilia JMJ Lisboa 2023).

➔ Que sentido dou aos imprevistos? Eles me mudaram de alguma forma?

➔ Sou capaz de interpretar um período crítico como uma grande oportunidade de mudança?

Intenção:

Jesus, nós te pedimos pelos jovens que se encontram em crise, incapazes de encontrar sentido em suas vidas por causa de várias situações difíceis, para que lhes dê a força e a confiança de que precisam para encontrar o teu amor misericordioso.


O lugar do essencial

Em 1920, a sede da Milícia da Imaculada foi transferida de Cracóvia para Grodno, principalmente para dar mais espaço para a sua obra de apostolado e favorecer a saúde de Maximiliano. Aqui há um ar campestre e as pessoas são boas, por isso é bom estar aqui". Essas são as primeiras palavras que o Padre Kolbe escreve para descrever as principais características da cidade na qual a principal atividade de evangelização se desenvolverá.

Palavra de Deus: Mt 6, 25-34

Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”

L1: Grodno é o lugar do essencial: pelo estilo de vida praticado pelos primeiros frades que viveram lá; pelas ferramentas e maquinário extremamente pobres que tiveram de usar para a impressão da revista; pela necessidade contínua de se concentrar no coração do ideal e expressá-lo por meio da redação dos artigos.

L2: Grodno é o lugar do essencial, sobretudo porque conduz Padre Kolbe e seus frades à essência da vida que escolheram e da missão que o Senhor lhes confiou. Uma essência que se torna a base não apenas da futura Niepokalanów, mas de sua própria vocação, porque, para desafiar as alturas e ser continuamente atraído por novos horizontes, é indispensável ter bases fortes para nos sustentar.

Papa Francisco

O Senhor deseja iluminar a vossa inteligência, os vossos pensamentos mais íntimos, as aspirações que trazeis no coração, os juízos que amadurecem dentro de vós. Quer-vos ajudar a distinguir o essencial daquilo que é supérfluo, aquilo que é bom daquilo que faz mal a vós e aos outros, aquilo que é justo daquilo que gera injustiça e desordem. A Deus, nada é alheio de quanto nos acontece, nada! Muitas vezes, porém, somos nós a alhear-nos d’Ele, não Lhe confiando as pessoas e as situações e fechando-nos no medo e na vergonha. Assim não! Alimentemos na oração a certeza consoladora de que o Senhor vela por nós, que não dorme, mas sempre nos vê e guarda. (Papa Francisco aos jovens em Awali).

➢ Posso descrever o ideal original do qual parte minha vocação? O que significa ser essencial?

Intenção e gesto:

Jesus, nós te pedimos pelos jovens, para que assumam a própria vida com audácia conservando o coração livre para ser essenciais e escolher sempre o bem.

Gesto: Desenhar um símbolo que reflita a essencialidade.


O lugar do desenvolvimento

Niepokalanów, a cidade toda dedicada a Maria. Uma cidade completa trabalhando em conjunto na oração e no desejo de levar todos a Deus, de fazer todos felizes por meio do encontro com o amor de Cristo por meio de Maria. Uma comunidade única, composta por tantos membros, cada um comprometido em um campo específico: os tipógrafos, os bombeiros, os sapateiros, os cozinheiros, para citar apenas alguns.

Palavra de Deus: Mt 13,31-32

Em seguida, propôs-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos”.

L1: Niepokalanów é o lugar do desenvolvimento. Um desenvolvimento baseado na fidelidade a um sonho, livre de ambições pessoais e que coloca a felicidade de todos no centro. Niepokalanów propunha um ideal de desenvolvimento que era possível, concreto e não utópico.

L2: Requer coragem, porque um ideal ou um sonho só pode se tornar realidade se estivermos dispostos a arriscar investir tudo de nós mesmos, a lutar até o fim. Requer colocar o ser humano no centro, porque a escolha é e sempre será entre envolver e valorizar a pessoa ou desfrutá-la e usá-la para seus próprios interesses. Requer vida interior, porque nenhum projeto pode se tornar grande e permanecer fiel às intuições originais se não levarmos a sério aquela pequena semente, nutrindo-a com o fruto do encontro entre o coração de cada pessoa e o amor de Deus.

Papa Francisco

Como fase do desenvolvimento da personalidade, a juventude está marcada por sonhos que se vão formando, relações que adquirem consistência sempre maior e equilíbrio, tentativas e experiências, opções que constroem gradualmente um projeto de vida. Nesta época da vida, os jovens são chamados a lançar-se para diante, mas sem cortar com as raízes, a construir autonomia mas não sozinhos (Christus Vivit, 137).

★ O que significa para mim me realizar: obter resultados visíveis em termos de sucesso ou, em vez disso, observar meu crescimento interior, meu grau de liberdade?

Intenção e gesto:

Senhor, nós te pedimos para que a oração seja fundamental na vida dos jovens, para que seu relacionamento pessoal com o Senhor seja sempre nutrido pela Palavra e por uma vida interior profunda que lhes permita desenvolver sua missão em todas os âmbitos.

Gesto: Damos a cada um/a uma semente como sinal de nosso compromisso de cuidar e acompanhar com paciência até que as sementes nasçam, cresçam, se desenvolvam e produzam o fruto de boas obras.


O lugar do horizonte

Sem meios ou recursos, mas forte em seu abandono a Maria, apenas um mês após sua chegada ao Japão, ele conseguiu publicar "Seibo No Kishi", a versão japonesa da revista "O Cavaleiro da Imaculada". Para isso, com um pequeno grupo de frades, viveu na pobreza absoluta, até a renúncia de um teto seguro, a fim de difundir a mensagem da consagração a Maria também no Oriente. E os resultados não demoraram a chegar!

Palavra de Deus: At 13,2-5

Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado”. Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram. Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre. Chegados a Salamina, pregavam a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham com eles João para auxiliá-los.

L1: Nagasaki se transforma no lugar do horizonte, aquele limite sonhado que o coração de Maximiliano Kolbe alcança e ultrapassa graças ao seu grande desejo de amor. Ter um horizonte infinito diante dos olhos significa não estabelecer limites para a ação de Deus, não definir de antemão as fronteiras dentro das quais viver.

L2: Nagasaki também é um lugar de horizonte em termos físicos. O Jardim da Imaculada será construído no sopé da montanha Hikosan, nos arredores da cidade. Um horizonte natural, que nos abre para o encontro com o outro, o irmão a quem o Padre Kolbe dedicou toda a sua vida.

Papa Francisco

O amor de Deus e a nossa relação com Cristo vivo não nos impedem de sonhar, não nos pedem para restringir os nossos horizontes. Pelo contrário, esse amor instiga-nos, estimula-nos, lança-nos para uma vida melhor e mais bela. A palavra «inquietude» resume muitas das aspirações do coração dos jovens. Como dizia São Paulo VI, «precisamente nas insatisfações que vos atormentam (…) há um elemento de luz». A inquietude insatisfeita juntamente com a admiração pelas novidades que assomam ao horizonte abrem caminho à ousadia que os impele a tomar a sua vida nas próprias mãos e a tornar-se responsáveis por uma missão. Esta sã inquietude, que surge especialmente na juventude, continua e será característica de qualquer coração que permanece jovem, disponível, aberto. (Christus Vivit, 138).

● Houve um momento em minha vida em que freei a ação do Espírito e uma ocasião em que consegui romper as barreiras de meus condicionamentos para me abrir para o novo, para o "ilimitado"?

Intenção:

Senhor, nós te confiamos os jovens para que eles possam descobrir como planejar melhor suas vidas, olhando para um horizonte de felicidade, vivendo autênticas experiências de amor que se concretizam na descoberta do teu chamado e na adesão a ele.


O lugar da esperança (Exposição do Santíssimo)

A última etapa da vida de Maximiliano é marcada pelo desafio contínuo entre o bem e o mal. A afirmação decisiva do bem, a todo custo, que caracterizou sua vida, encontra seu ponto culminante no campo de concentração de Auschwitz. Esse lugar de ódio e escuridão se torna o novo campo de missão, onde o coração de São Maximiliano Kolbe se torna um sinal da presença paterna e materna de Deus e da Imaculada para todos. Auschwitz, o lugar onde Kolbe venceu o mal com o bem!

Palavra de Deus: Rm 5, 2-5

Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

L1: Assim que chegou ao campo de concentração, Maximiliano escreveu uma carta para sua mãe: "Minha querida mãe, no final de maio cheguei ao campo de Auschwitz de trem. Estou bem. Querida mãe, fique tranquila por mim e por minha saúde, porque o bom Deus está em toda parte e com grande amor pensa em tudo e em todos". Se lermos isso à luz da vida de Kolbe, não podemos deixar de reconhecer uma verdade profunda.

L2: Há três aspectos que permitiram que Maximiliano transformasse o desespero em esperança e que podemos tornar nossos: o treinamento diário na caridade, a construção da esperança e o desejo de fé.

Papa Francisco

Devemos perseverar no caminho dos sonhos. Para isso, é preciso ter cuidado com uma tentação que muitas vezes nos engana: a ansiedade. Pode tornar-se uma grande inimiga, quando leva a render-nos, porque descobrimos que os resultados não são imediatos. Os sonhos mais belos conquistam-se com esperança, paciência e determinação, renunciando às pressas. Ao mesmo tempo, é preciso não se deixar bloquear pela insegurança: não se deve ter medo de arriscar e cometer erros; devemos, sim, ter medo de viver paralisados, como mortos ainda em vida, sujeitos que não vivem porque não querem arriscar, não perseveram nos seus compromissos ou têm medo de errar. Ainda que erres, poderás sempre levantar a cabeça e voltar a começar, porque ninguém tem o direito de te roubar a esperança (Christus Vivit, 142).

❖ Como é meu relacionamento com Jesus, é vivo, real, experimentado? Como estou alimentando o desejo de fé?

Intenção e gesto:

Senhor, nós te pedimos que incentives os jovens a manterem a esperança viva em tempos de incerteza e dificuldade, a serem uma expressão do amor de Deus, como Maria, mesmo onde parece impossível.

Gesto: Ouça a música. Há Hakuna Huracán em inglês ou em italiano “Io sono qui” ou “Avrai

cura di noi”.

https://www.youtube.com/watch?v=P2Kf8RsxuiA

Io sono qui: https://www.youtube.com/watch?v=S445KOu6xHc

Avrai cura di noi:

https://www.youtube.com/watch?v=9QPsMHk04yk&list=RD9QPsMHk04yk&start_radio=1

Cada um se aproxima do Santíssimo Sacramento para renovar a esperança de saber que Deus continua trabalhando em nossa história e na vida de cada pessoa.


O lugar da missão

Nossa viagem pelos lugares mais importantes da vida e da missão de São Maximiliano Kolbe está chegando ao fim. Uma longa jornada que nos levou a descobrir como os lugares onde ele viveu viram a realização de sua missão e como nós fomos coprotagonistas. Eles podem ser vistos como etapas de um caminho espiritual e missionário que nós também podemos seguir.

Palavra de Deus: Rm 10, 14-15

Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas-novas?

L1: O último lugar da vida do Padre Kolbe é o "vento". O vento é o lugar da missão. Se pensarmos bem, o vento é um dos meios utilizados pelo pólen para se deslocar no espaço e fertilizar as flores para que dêem frutos; nossas palavras ou nossos pensamentos vão ao vento para que cheguem àqueles que estão longe; além disso, o vento é uma força invisível, mas é capaz de chegar a todos os cantos da terra.

L2: Maximiliano, tendo oferecido sua vida em troca da de um prisioneiro, passará pela chaminé do crematório com os outros companheiros, suas cinzas espalhadas ao vento. Suas cinzas realmente alcançaram os confins da terra e ainda hoje testemunham o fato de que o amor é verdadeiramente a única força criativa que pode mudar a história.

Papa Francisco

Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos a todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nossos olhos mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas. Não tenhais medo de ir e levar Cristo a todos os ambientes, até às periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor». E convida-nos a levar, sem medo, o anúncio missionário aos locais onde nos encontrarmos e às pessoas com quem convivermos: no bairro, no estudo, no desporto, nas saídas com os amigos, no voluntariado ou no emprego, é sempre bom e oportuno partilhar a alegria do Evangelho (Christus Vivit, 177).

● Que sentimentos experimento quando olho para trás e vejo minha vida missionária?

Consigo olhar para trás e ver o caminho que percorri com gratidão?

● Tenho coragem de ser "o vento de Deus" e de ser "presença" onde quer que estejamos?

Intenção e gesto:

Por todos os jovens, que eles não tenham medo de ir e levar Cristo a qualquer ambiente, mesmo às periferias existenciais, mesmo àqueles que parecem mais distantes, mais indiferentes. Que eles tenham a coragem e a valentia do Espírito para ir sem medo com o anúncio missionário.

Gesto: Mandar uma mensagem por whatsapp a uma pessoa que precisa de uma mensagem de esperança.


Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe

Comentários

Postagens mais visitadas