NOVENA A SÃO MAXIMILIANO (Terceiro dia)

PERCORRA O CAMINHO DA SANTIDADE

“São Maximiliano... um mestre, alguém que nos indicou a estrada”


Aproximando-nos de São Maximiliano Kolbe descobrimos que o seu desejo constante de santidade tem uma característica bem precisa: ser sempre mais perfeitamente da Imaculada para ser sempre mais perfeitamente de Deus! Este é o segredo que o conduziu ao seu objetivo, “ser santo e grande santo”, abrindo sempre mais as asas da sua vida rumo a plenitude do amor a Deus e aos irmãos. Tornou-se assim um verdadeiro profeta da civilização do amor, particularmente eloqüente para o nosso tempo.

ORAÇÃO INICIAL

Ó São Maximiliano, seguidor fidelíssimo do Pobrezinho de Assis, que inflamado de amor a Deus transcorreste a vida na prática assídua das virtudes heróicas e nas obras santas do apostolado, volta o teu olhar a nós, teus devotos, que confiamos na tua intercessão.
Tu que, irradiado da luz da Virgem Imaculada, atrais-te inúmeras pessoas aos ideais de santidade, chamando-as em diversas formas de apostolado para o triunfo do bem e da dilatação do Reino de Deus, obtenha a nós a luz e força para operar o bem e atrair muitas pessoas ao amor de Cristo.
Tu que, na perfeita conformidade ao divino Salvador, alcançaste alto grau de caridade para oferecer, em sublime sacrifício de amor, a tua vida para salvar a um irmão prisioneiro, suplique-nos do Senhor a graça que ardentemente te pedimos... (silêncio)
E, animados pelo mesmo ardor de caridade, possamos também nós com a fé e com obras testemunhar Cristo aos nossos irmãos, para alcançar contigo a beatificante possessão de Deus na luz da glória. Amém.

COM O OLHAR FIXO EM CRISTO

D. Estamos reunidos para agradecer ao Senhor e a Virgem Imaculada pelo dom da vida e da santidade de São Maximiliano Kolbe. Com ele queremos aprender a ser reflexo do amor de Deus para testemunhar aos homens de hoje a caridade e a verdade do Evangelho.

Evangelho de João 2, 1-5:

“No terceiro dia, houve uma festa de casamento em cana da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus e seus discípulos também tinham sido convidado para essa festa. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.”

“É sem dúvida que à vontade da Imaculada é plenamente unida à vontade de Deus; portanto, não é necessário fazer outra coisa que unir a nossa vontade com a sua, para que, através dela, nos unamos a Deus” (SK 579).

L.1 Se a comunhão com a Trindade constitui o fim da consagração a Maria, esta tem em Cristo seu foco central. A comunhão com a Trindade passa através dela. Maria, mãe do Verbo Encarnado, está totalmente relacionada a Cristo; associada a Ele na obra da nossa salvação, permanece totalmente voltada para o seu Filho. A nossa consagração a Ela não tem outro objetivo senão aquele de nos levar a Cristo. Ela tem sempre e somente uma palavra a nos dizer, a mesma que dirigiu aos servos de Caná: “Fazei aquilo que Ele vos disser” (Jo 2,5).

L.2 Das catequeses marianas do Papa João Paulo II

O Espírito Santo guia o esforço da Igreja, impulsionando-a a assumir as mesmas atitudes de Maria. No episódio do nascimento de Jesus, Lucas nota como sua mãe guardava todas as coisas “meditando-as em seu coração” (2,19), isto é, esforçando-se em “juntar” (symballousa) com um olhar mais profundo, todos os acontecimentos dos quais era testemunha privilegiada. Analogamente, também o povo de Deus é impelido, pelo mesmo Espírito, a compreender em profundidade tudo aquilo que foi dito de Maria, a fim de progredir no entendimento de sua missão, intimamente ligada ao mistério de Cristo.
(...) O mistério de Maria impulsiona cada cristão, em comunhão com a Igreja, a “meditar em seu coração” aquilo que a revelação evangélica afirma a respeito da mãe de Cristo.
João Paulo II – 8 de novembro de 1995

ORAÇÃO FINAL

Ó São Maximiliano, escuta esta oração de louvor e de súplica que te dirigimos com confiante devoção. Honramos a santidade da tua vida, guiada por intrépida fé no mistério de Cristo, sustentada por uma firme esperança na potência da sua graça, animada de ardente caridade a Deus e ao próximo.
Concede-nos poder viver constantemente em fiel correspondência à dignidade humana e cristã.
Exaltamos a tua atividade apostólica, na qual te empenhaste com fervoroso zelo para educar o povo de Deus na fé em Cristo Senhor, e na veneração à Imaculada, Rainha do mundo e Mãe da Igreja, para o advento do Reino de Cristo entre os homens.
Admiramos o sacrifício heróico com o qual ofereceste a tua vida espontaneamente para salvar a vida de um irmão.
Concede-nos crer firmemente que a fé em Cristo Senhor é a única vitória que vence o mal, e de podermos operar com a coragem dos mártires para o triunfo da justiça, da caridade e da paz. Amém.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...
São  Maximiliano Maria kolbe... Rogai por nós
Salve Maria Imaculada.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas